Pular para o conteúdo
Política

Deputados votam diretrizes para o atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Na Ordem do Dia, os deputados estaduais devem apreciar e votar quatro projetos de lei na Alems
Valesca Consolaro -
Foto (ALEMS/Aline Kraemer)

Durante a primeira sessão plenária da semana, nesta terça-feira (23), os deputados estaduais devem apreciar e votar quatro projetos de lei na Alems ( Legislativa de Mato Grosso do Sul).

Em segunda discussão, será votado o Projeto de lei 158/2023, de autoria do deputado (PL), que acrescenta dispositivos na Lei Estadual nº 5.842, de 24 de março de 2022, e estabelece diretrizes para o atendimento multiprofissional para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), em Mato Grosso do Sul.

Conforme o projeto, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, fica responsável por garantir a todas as crianças de zero a três anos o acesso gratuito aos exames e avaliações para diagnóstico precoce do autismo, na rede pública de saúde. Esses exames e avaliações deverão ocorrer de forma continuada e periódica, de modo a garantir maior eficácia no diagnóstico dos eventuais pacientes.

Também na Ordem do Dia, será votada a redação final de dois projetos de lei. Um deles é o Projeto de Lei nº 307/2023, do deputado Pedrossian Neto (PSD), que proíbe ações de telemarketing via ligação telefônica realizada por robôs, bots ou qualquer programa de software que execute tarefas automatizadas, repetitivas e predefinidas no Estado de Mato Grosso do Sul.

O outro é o Projeto de Lei 312/2023, de autoria do deputado Neno Razuk (PL), que institui a Campanha de Conscientização do TPS (Transtorno de Processamento Sensorial) em Mato Grosso do Sul.

Posteriormente, em primeira discussão, será apreciado o Projeto de Lei 60/2024, da deputada estadual Mara Caseiro (), que institui, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, o “Dia Estadual da Educação Legislativa”.

Como acompanhar a sessão

As sessões são realizadas no Plenário Deputado Júlio Maia, a partir das 9h, e pode ser acompanhada ao vivo nos canais oficiais de comunicação da Casa de Leis no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, TV e Rádio ALEMS e Portal da ALEMS. A TV e a Rádio ALEMS estão com sinal aberto, respectivamente, no canal 7.2 e na FM 105.5.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prefeitura de Caarapó firma convênio com Hospital São Mateus por R$ 6,81 milhões

Ministro acordo

Em Corumbá, Ministro Wellington Dias assina acordo para refugiados nesta sexta-feira

Após reunião com extremista, Trump demite assessores do Conselho de Segurança Nacional

Matagal toma conta de ponto de ônibus e moradores reclamam: “É inaceitável” 

Notícias mais lidas agora

Mais de uma década depois, juiz inocenta 11 em sentença da Coffee Break

Detran-MS reajusta contratos e pagará R$ 44,6 milhões à empresa investigada pela PF

VÍDEO: Advogado flagra alimentos estragados na Marinha em MS, mas instituição alega descarte

1ª turma de engenharia ambiental da UFMS se reúne após 20 anos e entrega flores para mãe de colega que partiu

Últimas Notícias

Política

Prefeito de MS declara guerra a atestados médicos e propõe criação de junta médica

Prefeito afirmou que prática causa "farra dos atestados"

Polícia

Preso em Campo Grande, Marcinho VP faz aniversário e CV comemora com tiros de fuzil

VP está preso desde agosto de 1996

Cotidiano

Campo Grande está entre capitais em alerta para aumento de casos de síndromes respiratórias

Principal fator por trás desse aumento em MS é a circulação intensa do VSR entre crianças de até 2 anos, além do rinovírus, entre crianças e adolescentes entre 2 e 14 anos

Sem Categoria

VÍDEO: Carreta pega fogo durante transporte de colheitadeiras na BR-163

Motorista conseguiu escapar sem ferimentos