Pular para o conteúdo
Política

Deputados discutem após morte de indígena em confronto com a PM em Antônio João

Kemp disse que encaminhará requerimento ao Governo Federal pedindo por solução de conflitos
Mariane Chianezi, Beatriz Magalhães -
(divulgação, Alems)

Após a morte de Neri Guarani Kaiowá, de 18 anos, com tiros nesta quarta-feira (18), na Terra Indígena Nhanderu Marangatu, em , deputados estaduais se desentenderam durante sessão plenária. A Funai pediu investigação sobre a morte.

O deputado Pedro Kemp (PT) levou a discussão para a tribuna e pediu por solução dos conflitos. Ainda durante discurso, disse que população indígena relatou que o disparo que matou o jovem teria partido de agente público.

“Aconteceu um assassinato, a polícia estava lá. A polícia estava lá para proteger as pessoas. É preciso resolver essa questão de uma vez por todas, da indenização dos fazendeiros, da solução pacífica dos conflitos, para não virar bang-bang. Temos autoridades que são responsáveis por essas áreas, essa área já foi homologada. Eu acho que isso não pode acontecer”, disse.

Coronel David (PL) por sua vez, disse que a PM não assassinou ninguém e que equipe estava na região por determinação judicial para proteger território rural. Ainda segundo o parlamentar, os indígenas que ocupavam a área teriam ameaçado de morte o comandante e desferiram flechadas. “Não vou admitir que uma pessoa ocupe a tribuna e chame a PM de assassina. Vou defender muito a minha instituição e os seus integrantes, porque eu sei muito bem por que eles estavam lá. Ninguém levantou e acordou no dia e falou assim ‘vou lá para criar problema com o índio’. Não”, disse.

Kemp disse que irá preparar um documento ao Governo Federal e as demais autoridades para ser apresentado ao MS uma solução para os conflitos “para atender as comunidades indígenas e também aos interesses daqueles que compraram as suas terras”.

Funai pede investigação

A Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) informou que a Procuradoria Federal Especializada foi acionada para investigar a morte de Neri Guarani Kaiowá, de 18 anos, com tiros nesta quarta-feira (18), na Terra Indígena Nhanderu Marangatu, em Antônio João.

Em nota, a fundação lamentou a morte diante dos violentos ataques sofridos pela comunidade Guarani, categorizando como “brutalmente assassinado com um tiro na cabeça”.

“A Funai informa que já acionou a Procuradoria Federal Especializada para adotar todas as medidas legais cabíveis e está comprometida em garantir que essa violência cesse imediatamente e que os responsáveis por esses crimes sejam rigorosamente punidos. O conflito também tem sido monitorado por meio da CR-PP (Coordenação Regional em )”, diz o comunicado.

Ainda, o órgão indigenista ressalta que reuniu com o juiz responsável pelo caso, solicitando providências urgentes sobre a atuação da polícia na área. Em diálogo com a Secretária de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, a instituição reafirmou a orientação de que não deve haver qualquer medida possessória contra os indígenas da Terra Indígena Nhanderu Marangatu.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Incêndio em Rio Brilhante revelou que ‘chalé’ de poeta pertencia um pouco a cada morador local

MAC leva mais uma com placar de 1 a 0 após Taveirópolis perder pênalti no Jacques da Luz

Homem acusado por furto de gado é executado a tiros no Paraguai

Jonathan Bailey , estrela de “Bridgerton” revela pausa temporária para dedicar-se ao ativismo social

Notícias mais lidas agora

padre carlo acutis

Padre de Campo Grande se ajoelhou na cama de Carlo Acutis e divulgou milagreiro ao mundo

Relatório de monitoramento do TAG do Consórcio Guaicurus deve ser entregue até fim de setembro

bolsonaro

Confira como foram os primeiros dias de julgamento de Bolsonaro e o que esperar para a próxima semana

Jonas Brothers estrelam filme natalino no Disney+

Últimas Notícias

Cotidiano

Estado boliviano na fronteira com MS tem 10 incêndios florestais ativos

Áreas em Santa Cruz de La Sierra são afetadas por queimadas, a mais recente na fronteira com Corumbá

Polícia

Briga entre vizinhos termina com homem esfaqueado

Polícia foi acionada e durante deslocamento encontrou vítima sendo conduzida para hospital

Polícia

Pai denuncia babá após menina de 10 anos ser trancada com abusador em Sidrolândia

Criança foi submetida à guarda temporária do pai. Caso está sob investigação da polícia

Trânsito

Motorista que saiu de Campo Grande fica ferido após acidente com bitrem na BR-267

Condutor foi encaminhado para uma unidade hospitalar em Nova Andradina para receber atendimento médico