Pular para o conteúdo
Política

Deputados de MS discordam sobre retorno de livro polêmico para salas de aula 

Nesta terça-feira (23) a SED afirmou que a obra O Avesso da Pele está em processo de devolução para as bibliotecas das unidades escolares
Valesca Consolaro -
Obra alvo de polêmica em escolas da REE (Divulgação)

Após a SED (Secretaria de Estado de Educação) autorizar o retorno do livro ‘O Avesso da Pele’ às escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) – alvo de polêmica desde o início deste ano em razão da linguagem utilizada no material – os deputados da (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul discordaram sobre a decisão.

Na sessão parlamentar desta quarta-feira (24), alguns deputados consultados sobre o assunto, expuseram suas opiniões que vão desde apoio ao uso do livro nas escolas até a defesa de imoralidade do conteúdo.

A favor do acesso ao livro, o deputado Pedro Kemp (PT) disse considerar a devolução às escolas uma escolha acertada da SED.

“Então achei que esse debate prejudicou uma análise do livro como um todo, porque a mensagem do livro é muito importante. Ele trata da questão do racismo, trata de outras questões também, não só do racismo. E eu vejo que, ao devolver para as escolas, a Secretaria de Educação dá a oportunidade, inclusive, desse livro ser debatido de uma forma racional, sem paixões”, disse.

O deputado Roberto Hashioka (União Brasil) também se mostrou concordar com a mudança. “Eu entendo que a decisão foi através de profunda análise sobre o tema, então eu estou de acordo e não tenho que contestar nada sobre isso”, pontuou.

Por outro lado, alguns deputados ainda discordam ou pelo menos têm dúvidas sobre o assunto.

O deputado Pedrossian Neto (PSD), que apoiou a retirada do livro desde o início, disse ainda não gostar muito da ideia, mas que analisará mais o assunto.

Enquanto isso, o deputado Paulo Duarte (PSD) destacou que não deve haver nenhum tipo de censura, mas que vê a importância de se estabelecer alguns limites. Para ele, agora é o momento de abordar temas que não sejam tanto de teor moral, cabendo aos pais definirem melhor a questão de educação dos filhos.

“Eu acho que agora, da forma que a Secretaria de Educação agiu, com a autorização dos pais, eu acho que está melhor”, frisou.

Já o deputado João Henrique Catan (PL) considera a devolução dos livros um erro. “ Eu acho absurdo”, disse.

Discussão sobre o livro

Nesta terça-feira (23) a SED (Secretaria de Estado de Educação) afirmou que a obra está em processo de devolução para as bibliotecas das unidades escolares. A medida será acompanhada de orientações pedagógicas.

Anteriormente, no dia 6 de março, o governador () determinou o recolhimento do livro ‘O Avesso da Pele’ de escolas da REE. A obra já estava presente em 75 das 349 escolas estaduais tuteladas pela SED.

Vencedor do Prêmio Jabuti em 2021, “O Avesso da Pele”, do escritor Jeferson Tenório, tornou-se alvo de polêmica após crítica de diretora de escola gaúcha viralizar nas redes sociais no último dia 1º. A desaprovação ocorreu devido à linguagem utilizada em alguns trechos.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vander Loubet recebe ministro Alexandre Padilha e anuncia investimentos para saúde de MS

Trabalhadores encontrados mortos após acidente na MS-145 são identificados pela polícia

Servidores são afastados de CAPS em Campo Grande por suspeita de fraudar prontuários

Sejuv estreia curso gratuito de violão para iniciantes cursos

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

VÍDEO: Em plena luz do dia, trabalhador tem moto furtada no Itanhangá Park

Últimas Notícias

Esportes

Novo líder do Brasileirão, Cruzeiro bate Fluminense e ofusca adeus de Arias

Em grande fase, Raposa não perde no campeonato há três meses

Política

Em pronunciamento, Lula diz que tarifaço é ‘chantagem inaceitável’

Presidente ressalta que responderá a ameaças dos EUA com diplomacia

Polícia

Criança de 9 anos morre eletrocutada após caminhão bater em poste de energia em Itaquiraí

Pelo menos quatro pessoas, inclusive dois menores, precisaram de atendimento médico

Loterias

Ninguém acerta dezenas da Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 25 milhões

Próximo sorteio acontece no sábado, dia 19 de julho