Pular para o conteúdo
Política

Deputados de MS discordam sobre retorno de livro polêmico para salas de aula 

Nesta terça-feira (23) a SED afirmou que a obra O Avesso da Pele está em processo de devolução para as bibliotecas das unidades escolares
Valesca Consolaro -
Obra alvo de polêmica em escolas da REE (Divulgação)

Após a SED (Secretaria de Estado de Educação) autorizar o retorno do livro ‘O Avesso da Pele’ às escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) – alvo de polêmica desde o início deste ano em razão da linguagem utilizada no material – os deputados da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul discordaram sobre a decisão.

Na sessão parlamentar desta quarta-feira (24), alguns deputados consultados sobre o assunto, expuseram suas opiniões que vão desde apoio ao uso do livro nas escolas até a defesa de imoralidade do conteúdo.

A favor do acesso ao livro, o deputado Pedro Kemp (PT) disse considerar a devolução às escolas uma escolha acertada da SED.

“Então achei que esse debate prejudicou uma análise do livro como um todo, porque a mensagem do livro é muito importante. Ele trata da questão do racismo, trata de outras questões também, não só do racismo. E eu vejo que, ao devolver para as escolas, a Secretaria de Educação dá a oportunidade, inclusive, desse livro ser debatido de uma forma racional, sem paixões”, disse.

O deputado Roberto Hashioka (União Brasil) também se mostrou concordar com a mudança. “Eu entendo que a decisão foi através de profunda análise sobre o tema, então eu estou de acordo e não tenho que contestar nada sobre isso”, pontuou.

Por outro lado, alguns deputados ainda discordam ou pelo menos têm dúvidas sobre o assunto.

O deputado Pedrossian Neto (PSD), que apoiou a retirada do livro desde o início, disse ainda não gostar muito da ideia, mas que analisará mais o assunto.

Enquanto isso, o deputado Paulo Duarte (PSD) destacou que não deve haver nenhum tipo de censura, mas que vê a importância de se estabelecer alguns limites. Para ele, agora é o momento de abordar temas que não sejam tanto de teor moral, cabendo aos pais definirem melhor a questão de educação dos filhos.

“Eu acho que agora, da forma que a Secretaria de Educação agiu, com a autorização dos pais, eu acho que está melhor”, frisou.

Já o deputado João Henrique Catan (PL) considera a devolução dos livros um erro. “ Eu acho absurdo”, disse.

Discussão sobre o livro

Nesta terça-feira (23) a SED (Secretaria de Estado de Educação) afirmou que a obra está em processo de devolução para as bibliotecas das unidades escolares. A medida será acompanhada de orientações pedagógicas.

Anteriormente, no dia 6 de março, o governador Eduardo Riedel (PSDB) determinou o recolhimento do livro ‘O Avesso da Pele’ de escolas da REE. A obra já estava presente em 75 das 349 escolas estaduais tuteladas pela SED.

Vencedor do Prêmio Jabuti em 2021, “O Avesso da Pele”, do escritor Jeferson Tenório, tornou-se alvo de polêmica após crítica de diretora de escola gaúcha viralizar nas redes sociais no último dia 1º. A desaprovação ocorreu devido à linguagem utilizada em alguns trechos.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

De volta à Sul-Americana após nove anos, Vitória busca empate diante do Universidad de Quito

Adolescentes são encontrados mortos já em estado de decomposição em MS

Grêmio joga mal, mas bate Sportivo Luqueño na estreia da Copa Sul-Americana

Mulher fica em estado gravíssimo ao sofrer golpes de faca na cabeça

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

Motorista perde controle de S-10 que bate em árvore e é lançado de veículo nas Cafezais

São Paulo é pouco criativo, mas tem alívio com gol de Alisson em estreia na Libertadores

Últimas Notícias

Trânsito

Motorista perde controle de S-10 que bate em árvore e é lançado de veículo nas Cafezais

O motorista seguia com a S-10, sentido ao Bairro Los Angeles

Trânsito

VÍDEO: picape cai em cratera de rua no Parque do Sol

Moradores tiveram que ajudar o condutor, para retirar o veículo do local

Esportes

Botafogo mostra evolução, mas perde para o Universidad de Chile na estreia da Libertadores

Campeão brasileiro fica sem pontuar no Grupo A

Polícia

Dois são presos por furto de ferramentas em construção de creche

Responsável pela obra, ao chegar pela manhã no local para dar início aos trabalhos, constatou o furto