Deputado vai ao MPMS cobrar investigação de transferência de recursos na Prefeitura de Corumbá

Paulo Duarte (PSB) falou durante a sessão desta terça-feira (15)

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
O deputado estadual Paulo Duarte (Divulgação)

O deputado estadual Paulo Duarte (PSB) protocolou representação no MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) contra a Prefeitura de Corumbá para que seja investigado a transposição de rendimentos financeiros originados de recursos do Fundo de Desenvolvimento da Bacia do Prata.

Conforme o parlamentar, o valor seria de R$ 5,4 milhões, permitindo que tais recursos sejam utilizados para outras ações de governo. De acordo com a Lei 8.666/93 (de licitações), sob qual o contrato do Fonplata é regido, as receitas financeiras “serão obrigatoriamente computadas a crédito do convênio e aplicadas, exclusivamente, no objeto de sua finalidade”.

Ao autorizar a desvinculação dos rendimentos no montante de R$ 5,4 milhões para aplicação em outras ações de governo, a Prefeitura de Corumbá ignora a Lei Geral de Licitações (8.666/93). Além disso, desconsidera que o Decreto Orçamentário nº 73 não poderia ser expedido, visto que o Governo Municipal está em período de transição, devendo o atual gestor seguir disposições previstas em lei para o encerramento de sua administração.

A representação solicita ao MPE que determine à Prefeitura de Corumbá se abstenha de utilizar esses recursos em ações de governo diversas às que se encontram no contrato original do Fonplata, que apresente informações específicas e detalhadas sobre o uso desse montante e que mantenha o depósito dos rendimentos na conta corrente do contrato de empréstimo do Fonplata.

Conteúdos relacionados