Comissão analisa proposta que muda regras para eleição de senadores
Cada eleitor poderá dispor de apenas um voto
Diego Alves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Projeto de Lei do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) quer mudar as regras atuais de renovação de dois terços do Senado Federal. Conforme a proposta, o eleitor terá apenas um voto na eleição de dois senadores, a cada oito anos. Com isso, os dois candidatos mais votados de suas respectivas unidades federativas assumem o mandato.
Nas regras atuais, o cidadão escolhe dois nomes diferentes na cédula de votação. O projeto do senador petista foi retirado da pauta para que o tema ser discutido em conjunto com a proposta de reforma eleitoral (PLP 112/2021), em análise na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), sob a relatoria do senador Marcelo Castro (MDB-PI).
A Casa Alta deverá analisar no ano que vem a proposta que muda a eleição de senadores. Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso Nacional, disse à Agência Senado que é preciso mudar as regras do Código Eleitoral para que, na renovação de dois terços do Senado Federal, cada eleitor passe a dispor de apenas um voto, sendo eleitos os dois candidatos mais bem votados.
O petista apresentou o projeto de lei, no início de dezembro, mas foi retirado da pauta para que o assunto seja discutido na reforma eleitoral, que está em análise na Comissão de Constituição e Justiça, sob a relatoria do senador Marcelo Castro, do MDB do Piauí.
Conforme Randolfe, a mudança vai adequar a eleição de senador ao princípio do voto uninominal que, segundo ele, está na fundação da democracia moderna pelos federalistas norte-americanos, fazendo com que todos os demais regimes bicamerais do mundo adotem este princípio.
”A adoção do voto binominal é uma, digamos assim, é uma espécie de jabuticaba brasileira que nós só temos aqui. Por isso, a ideia é adequar a um princípio elementar: Os mais votados são os eleitos, são aqueles dois mais votados que são eleitos, que uninominalmente conseguiram o maior número de votos . Eu acho que é uma distorção que foi adotada, que não era consoante à primeira constituição republicana, de 1891, a ideia é fazer a correção.”
Notícias mais lidas agora
- Motorista morre esmagado pelo próprio carro após perder o controle da direção no Centro de Campo Grande
- Mesmo com lei que proíbe, fogos de artifício barulhentos preocupam moradores de Campo Grande
- Polícia tenta identificar suspeitos que marcaram Natal com vandalismo em bairro de Campo Grande
- Idoso suspeito de furtar corrente de ouro de R$ 5 mil de joalheria é preso em Campo Grande
Últimas Notícias
Governo Brasileiro suspende vistos de trabalhadores temporários de fábrica da BYD na Bahia
De acordo com Ministério Público, 163 pessoas foram flagradas em trabalho análogo à escravidão
Prefeito de RN e pai dele foram mortos a mando de vice-prefeita e com ajuda de pastor, diz polícia
Assassinatos ocorreram 40 dias antes das eleições deste ano
Família tem R$ 180 mil recuperados após casa ser furtada em Mundo Novo
Dinheiro foi juntado por dez anos para a compra da casa própria
‘Fedido’ é preso após furtar sapatos em loja do centro de Campo Grande
Homem foi encaminhado para a delegacia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.