Com apuração de 1 hora, TRE-MS destaca sistema ágil para contagem dos votos

Portões fecharam às 16h e, às 17h, eleição já estava matematicamente encerrada

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Desembargador Carlos Eduardo Contar (Madu Livramento/Jornal Midiamax)

Em 60 minutos, o campo-grandense soube o resultado do segundo turno das eleições municipais em 2024. A apuração foi uma das mais rápidas da história eleitoral de Campo Grande e revelou a primeira mulher eleita à prefeitura: Adriane Lopes, reeleita com 51,4% dos votos.

Presidente do TRE-MS, desembargador Carlos Eduardo Contar, disse ao fim da apuração que o sistema eletrônico de eleição possibilita a rapidez na contagem dos votos. “Foi rápida. Eu não posso dizer que foi a mais rápida, mas sem dúvida, que o sistema eletrônico permite isso”.

Para o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS), o segundo turno correu de maneira tranquila, sem nenhuma ocorrência grave e sem problemas com as urnas além do esperado. Foram quatro ocorrências, em uma delas onde uma diretora de escola chegou a ser detida. Além de três urnas eletrônicas substituídas.

Abstenções bateram recorde

abstenção de eleitores nas eleições municipais de 2024 bateu recorde. No segundo turno das eleições de Campo Grande, mais de 180 mil eleitores deixaram de exercer o direito de votar, o que significa que 28% dos eleitores não votaram.

O desembargador Carlos Eduardo Contar, presidente do TRE-MS, disse que a responsabilidade da abstenção é do eleitor e que a justiça eleitoral não tem nenhuma responsabilidade em relação a isso. “Aqueles eleitores que se sentiram obrigados ou, enfim, desejosos de comparecer, assim o fizeram, aqueles que não fizeram assumem a responsabilidade daqueles que votaram”.

🔵 A maior cobertura das Eleições Municipais 2024 em Mato Grosso do Sul

Confira no Jornal Midiamax a cobertura completa do segundo turno das Eleições Municipais de 2024 no Estado. Ao todo, mais de 646 mil eleitores estão aptos a comparecer às urnas neste domingo (27).

⚠️ Flagrou alguma irregularidade durante as eleições? Clique aqui e fale com nossos jornalistas

Conteúdos relacionados

candidatas