Carreata no último dia de campanha vira briga na Justiça em cidades de Mato Grosso do Sul

Vários partidos e coligações marcaram evento no mesmo horário e trajeto

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Imagem ilustrativa. (Ana Laura/Jornal Midiamax)

A organização de carreatas no próximo sábado (5), último dia de campanha, virou alvo de brigas na Justiça Eleitoral em alguns municípios de Mato Grosso do Sul. 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Partidos e coligações de pelo menos três cidades receberam resposta, nesta sexta-feira (4), sobre os eventos. A princípio, a realização de carreatas precisa ser apenas comunicadas à Polícia Militar para organização do local. Porém, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) foi acionado devido a coincidência de horários e locais. 

Em Laguna Carapã, a 283 km de Campo Grande, o MPE (Ministério Público Eleitoral) protocolou pedido de intervenção da Justiça Eleitoral para três coligações que pretendem fazer carreata no sábado. 

A juíza eleitoral da 043ª Zona Eleitoral De Dourados, Ana Carolina Farah Borges Da Silva, determinou que cada carreata seja feita no intervalo mínimo de duas horas:

  • Coligação Fé, Esperança e Trabalho: das 08h às 11h;
  • Coligação Pra Laguna Votar a Crescer: das 13h às 16h;
  • Tihago Dalbosco, Partido Progressista: das 18h às 21h.

Já em Aquidauana, a 140 km de Campo Grande, o juiz eleitoral Juliano Duailibi Baungart, determinou que a coligação “Aquidauana no Rumo” se abstenha apenas de percorrer o trajeto no mesmo horário já divulgado pela coligação “Renovação e Progresso”. “[…] em respeito à ordem de preferência garantida àquele que primeiro apresentou o trajeto da carreata”, apontou o magistrado. 

Em Bandeirantes, município a 58 km de Campo Grande, o juiz eleitoral da 034ª Zona Eleitoral De Bandeirantes, Daniel Foletto Geller, indeferiu o requerimento de notificação da coligação partidária “Vamos Fazer Muito Mais” para fins de suspensão da carreata do PSD (Partido Social Democrático). 

O magistrado alegou que a organização da ordem de prioridade para usar o mesmo dia e horário é atribuição da Polícia Militar. 

🔵 A maior cobertura das Eleições Municipais 2024 em Mato Grosso do Sul

Confira no Jornal Midiamax a cobertura completa do primeiro turno das Eleições Municipais de 2024 no Estado. Ao todo, mais de 2 milhões de eleitores de 79 municípios comparecem às urnas no domingo (6).

⚠️ Flagrou alguma irregularidade durante as eleições? Clique aqui e fale com nossos jornalistas

Conteúdos relacionados

rose modesto
cassilândia