Candidatos a 2º turno podem ser presos somente em flagrante a partir deste sábado

Medida está vigente em todo o país até dia 29 de outubro

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Marcelo Camargo, Agência Brasil)

Os candidatos e as candidatas que disputam o 2º turno das Eleições Municipais para as prefeituras só podem ser presos em flagrante a partir deste sábado (12). A medida se estende até o dia 29 de outubro, dois dias após o dia de votação, em 27 de outubro.

A medida está prevista na Lei nº 4.737 do Código Eleitoral e, conforme o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), tem objetivo de não impedir ou dificultar o direito político da cidadã ou do cidadão de votar e ser votado, bem como manter o equilíbrio na disputa entre os concorrentes.

Os candidatos ou as candidatas que forem presos em flagrante durante este período de campanha eleitoral serão conduzidos de imediato ao juiz competente que, se verificar qualquer ilegalidade na detenção, “a relaxará e promoverá a responsabilidade do coator”.

2º turno

O 2º turno das eleições será disputado em 51 municípios. Em Campo Grande, Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil) vão para o segundo turno após os dois melhores desempenhos entre os sete candidatos que disputavam o Executivo da Capital. Assim, a decisão final fica na mão dos eleitores campo-grandenses, em 27 de outubro.

No primeiro turno, Adriane Lopes registrou 31,67% dos votos, totalizando 140.913 votos. Na chapa de Adriane, Camilla Nascimento de Oliveira (Avante) concorre como vice.

Enquanto Rose Modesto recebeu 131.525 votos no primeiro turno. Assim, representa 29,56% dos votos válidos para a prefeitura de Campo Grande. O vice na chapa de Rose Modesto é Roberto Oshiro (União Brasil).

A votação no dia 27 de outubro será realizada em horário único em todo o país, das 7h às 16h no horário local de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

lula