Camila Jara reverte decisão da Justiça Eleitoral para bloco de aniversário ter abadá
Juiz entendeu que camiseta configurava propaganda eleitoral irregular
Renata Portela –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Neste sábado (10), a deputada federal Camila Jara (PT) reverteu decisão judicial que proibia o uso de abadá no bloco para comemorar o aniversário da parlamentar, em Campo Grande. A decisão inicial impunha multa de R$ 500 por pessoa que utilizasse a camiseta com a frase “Vem Cá Mila”.
Conforme a assessoria da deputada, com a decisão, no evento de comemoração ao aniversário às 17h, os participantes poderão utilizar os abadás. As camisetas foram pagas pelos foliões, garante Camila.
Como resposta ao mandado de segurança impetrado pelos advogados da deputada, o Desembargador Paschoal Carmello Leandro afirma que a decisão da proibição fere o direito líquido e certo à cultura e ao acesso a evento cultural, nos termos da Constituição.
A decisão afirma também que há argumentos que “evidenciam que a conduta da impetrante não está a caracterizar, nem de longe, propaganda eleitoral antecipada, a saber: a camiseta não possui uma única menção, sugestão ou referência a qualquer período eleitoral, muito menos às eleições vindouras.”
Além disso, a defesa da deputada garante que a camiseta não é distribuída gratuitamente, mas vendida por R$ 40. “Prática absolutamente usual em bloco de carnaval de rua, descaracterizando qualquer intenção de premiar ou brindar possíveis eleitores”.
O desembargador ainda afirma que “a comemoração do aniversário da parlamentar é algo que é feito todos os anos, não se tratando de conduta isolada da impetrante apenas esse ano, o que reforça que a intenção do bloco é, realmente, apenas festejar com amigos a sua data de nascimento, aproveitando-se da época de carnaval para realizar um bloco carnavalesco”.
“Iríamos fazer a nossa comemoração mesmo sem camiseta. Eu gosto de reunir o povo, celebrar, festejar… Mas é claro que a decisão me deixou muito animada; é importante repararmos um erro judicialmente e provar que Carnaval sempre é resistência”, disse a deputada.
Notícias mais lidas agora
- Operação fecha bares da 14 e três proprietários são levados para a delegacia em Campo Grande
- Idoso passa mal durante café da manhã e morre nas Moreninhas em Campo Grande
- Aos 112 anos, idoso de Campo Grande rebate Guinness Book e afirma ser o homem mais velho do mundo
- Mãe e filho morreram em acidente na BR-163 entre caminhonete e caminhão
Últimas Notícias
Trio arromba portão com pick-up, invade e furta joalheria em Aparecida do Taboado
Veículo foi encontrado queimado em canavial
MPMS fiscaliza comunidade terapêutica e libera pacientes em Campo Grande
Pacientes afirmam que eram submetidos a trabalhos sem remuneração
STJ concede liminar ao prefeito eleito de Bandeirantes e suspende cassação até julgamento final
O político, reeleito para a prefeitura de Bandeirantes nas eleições de 2024, havia sido destituído do cargo anteriormente por uma decisão da Câmara Municipal
Incêndio em fazenda vira alvo de inquérito do MPMS por danos ambientais em Rio Brilhante
Empresa responsável pela propriedade rural tem 10 dias úteis para apresentar a defesa e juntar documentos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.