Pular para o conteúdo
Política

Bolsonaro trai a direita de Mato Grosso do Sul e anuncia apoio a candidato do PSDB em Campo Grande

Negociação do acordo entre o ex-presidente e ex-governador Reinaldo Azambuja implodiu a direita em MS
Renata Portela -
(Reprodução, Vídeo)

Na terça-feira (30) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu em Brasília a coronel Neidy Nunes Barbosa, para ato de filiação. O próprio ex-presidente confirmou Neidy como vice do pré-candidato tucano Beto Pereira (PSDB), firmando aliança vista como negativa por outros representantes do partido.

Em vídeo, o ex-presidente confirmou o apoio ao PSDB, com a coronel Neidy como vice “na minha cota”, pontuou Bolsonaro. Também estavam na reunião o Tenente Portela, que desistiu da pré-candidatura para apoiar o PSDB, e os tucanos Reinaldo Azambuja, Beto Pereira e Eduardo Riedel.

“Vamos fazer de Mato Grosso do Sul, pela política, um dos melhores estados do Brasil, se Deus quiser”, finalizou ainda o ex-presidente antes de assinar a filiação de Neidy. Em nota do PL, também foi confirmada a participação da coronel na convenção municipal, na sexta-feira (2).

Candidatura própria em Ponta Porã

O ex-presidente Bolsonaro acabou desistindo do apoio a políticos de direita, que se apresentaram como possíveis candidatos à Prefeitura de Campo Grande, para apoiar o PSDB.

Porém, em o partido decidiu lançar candidatura própria, ignorando a aliança com o partido tucano. O anúncio foi feito na última semana, com o nome de Pompílio Junior para a disputa.

Ao Midiamax, Pompílio disse que a demora na definição da composição da chapa frustrou as expectativas do partido no município e que se sentiu ‘rejeitado’ nos diálogos.

“Havia essa conversa sobre a aliança, mas parecia que não me queriam [na chapa]. Houve uma reunião que perguntei se meu nome era cotado, mas falaram que ainda estava avaliando com outros nomes. Então, decidi concorrer”, disse.

Pollon sairia candidato

Já em Campo Grande, o deputado federal e presidente do PL-MS, Marcos Pollon, chegou a anunciar a pré-candidatura à Prefeitura de Campo Grande no fim de junho. Porém, teria retirado o nome após a aliança firmada entre o partido e o PSDB.

A aliança foi firmada entre o PL nacional Valdemar da Costa Neto e Reinaldo Azambuja. Contrário ao acordo, Pollon chegou a dizer “Corto minhas bolas, mas não voto no PSDB”.

Apoio dependia de aval de Tereza Cristina

Ainda no fim de junho, o presidente nacional do PL chegou a dizer ao Midiamax que falaria com a senadora Tereza Cristina (PP) para definir o apoio do partido. Porém, a senadora acabou revelando que foi surpreendida com a busca de apoio do PSDB com o PL, o que acabou firmando aliança entre os partidos.

No dia 1º de julho, Tereza Cristina afirmou que o plano A da direita em Campo Grande é a pré-candidata à reeleição, Adriane Lopes (PP). Mesmo assim, Bolsonaro acabou decidindo pelo apoio ao partido tucano em Campo Grande.

Em Dourados, acordo causou ‘implosão’ da direita

A pré-candidata à Prefeitura de , Gianni Nogueira, esposa do deputado federal Rodolfo Nogueira (PL) também teria retirado o nome da corrida eleitoral, para apoiar o PSDB, após o acordo entre os partidos.

Desta forma, sairia como vice de Marçal Filho (PSDB), que será oficializado pré-candidato no sábado, durante convenção do partido em Dourados. Membros do diretório confirmaram a determinação de Bolsonaro para que Gianni desista da candidatura.

Também para que ela e o marido apoiem o candidato Marçal do PSDB, ligado ao grupo de Reinaldo Azambuja.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em visita ao Brasil, Angelina Jolie participa de rituais no Xingu com líderes indígenas

452 Kg de cocaína é apreendido em caminhão com minério de ferro na BR-262

Golpe das tarifas recíprocas de Trump foi maior do que se esperava, aponta Capital Economics

VÍDEO: ônibus escolar quase se envolve em tragédia durante ultrapassagem proibida na BR-163

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

Desaprovação do governo Lula dispara em todo país e chega a 56%, aponta Quaest

Vasco vacila no final e fica no empate com o Melgar na estreia da Sul-Americana

Últimas Notícias

Esportes

São Paulo é pouco criativo, mas tem alívio com gol de Alisson em estreia na Libertadores

A vitória faz com que a equipe divida a liderança do Grupo D com o Libertad

Esportes

Seleção feminina treina nos EUA para reencontro com donas da casa

Entre as convocadas, a novidade é Luany

Emprego e Concurso

Comarca de Bonito abre inscrições para processo seletivo de estágio

Inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de abril

Brasil

Câmara aprova Lei da Reciprocidade Comercial e texto vai à sanção

Agora, o texto segue para sanção presidencial