Pular para o conteúdo
Política

Após fazer entregas em época de campanha, prefeito de Figueirão tem pedido de cassação na Justiça

Acusação foi protocolada no TRE com pedido de cassação
Karine Alencar -
Prefeito de Figueirão ao lado de vice (Reprodução)

O prefeito de , Juvenal Consolaro (PSDB), que tenta reeleição na cidade, foi denunciado na Justiça Eleitoral, após postar vídeo de entrega de asfalto no município, que fica a 258 quilômetros de .

A acusação foi protocolada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) nesta sexta-feira (23) pelo candidato ao cargo Rogério Rodrigues Rosalin (Progressista). No documento, ele alega que o atual gestor tenha feito “propaganda irregular para se autopromover com divulgação em suas redes sociais no presente período, utilizando-se de obras e realizações do seu mandato em período eleitoral, inclusive participando de inaugurações”.

O pedido de cassação considera que seja necessária uma apuração sobre a conduta sob multa, caso a irregularidade seja comprovada. “§ 5º A cassação do registro ou diploma depende da comprovação de conduta dotada de gravidade qualitativa e quantitativa. (…) Art. 22. É proibido à candidata ou candidato comparecer, nos 3 (três) meses que precedem a eleição, a inaugurações de obras públicas (Lei nº 9.504/1997, art. 77, caput)”, diz parte do texto.

O documento pede a “cassação do Registro de candidatura de: Juvenal Consolaro”, bem como de seu vice Jorge enfermeiro. Há o registro, ainda, de que os candidatos tenham “participado da inauguração sede da Banda Municipal de Figueirão MS realizada em 22/08/2024”.

A situação já havia sido denunciada nesta quinta-feira (22) por leitores do Jornal Midiamax. Segundo um morador da cidade, Juvenal estaria aproveitando a época de propaganda eleitoral para finalizar obra de asfalto em ruas da cidade. Um vídeo que circula nas redes sociais do prefeito foi encaminhado à reportagem.

Ao lado de seu vice, Juvenal aparece falando: “aqui, cidadão, o seu dinheiro de volta para você, um benefício da rede pública de asfalto a todas as casas da nossa cidade”. O vice, conhecido como Jorge enfermeiro, também aparece na gravação, ressaltando que as obras de asfalto foram feitas com recursos próprios.

Desde o dia 6 de julho de 2024, uma série de proibições entrou em vigor, entre elas, a prática de entregas públicas pela administração vigente. “É vedada, na realização de inaugurações de obras públicas ou na divulgação de prestação de serviços públicos, a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos. Candidatas e candidatos estão proibidos, por lei, de comparecer a inaugurações de obras públicas”, diz o texto do Tribunal Superior Eleitoral.

Denúncia

Durante os 45 dias que antecedem à votação, eleitores podem recorrer ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) para denunciar partidos e políticos que cometerem propagandas irregulares.

A justiça eleitoral conta com um aplicativo que facilita essa comunicação para barrar a prática, o ‘Pardal’. Por lá, é possível fazer o encaminhamento ao juízo competente para a apuração de queixas. O aplicativo está disponível para download gratuito na loja de dispositivos móveis (Android e Apple).

Quem pode denunciar?

O aplicativo está disponível a todos os interessados em denunciar (de forma anônima ou não), mas, é necessário anexar provas, como fotos, áudios ou vídeos. Todas as demandas são tratadas como sigilosas pelo sistema, assegurada a confidencialidade da denunciante ou do denunciante, mas, em caso de má-fé, o usuário responderá pelo ato e ficará sujeito às penalidades cabíveis. Trata-se de um sistema que fortalece a participação popular e a transparência do pleito.

A equipe de reportagem do Midiamax entrou em contato com o prefeito da cidade por meios devidamente documentados e aguarda retorno. O conteúdo segue passivo de alteração a qualquer momento para posicionamento quanto ao assunto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

upa

Confira a escala médica nas unidades de saúde de Campo Grande neste domingo

Onde assistir: Domingo tem Dérbi Paulista e semifinais do Brasileirão Feminino

Campo Grande pede mais prazo para recuperar córrego ‘desmoronando’ na Via Park

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Campo Grande pede mais prazo para recuperar córrego ‘desmoronando’ na Via Park

SUPERLOTAÇÃO CONSÓRCIO PREMONIÇÃO FOGO SAÚDE DESRESPEITO

Semana começa sem nova data para relatório final da CPI que investiga Consórcio Guaicurus

Últimas Notícias

Esportes

Vic/Thamela supera campeãs olímpicas e enfrentam italianas na final da etapa do Mundial

Sul-mato-grossense Victoria Lopes mantém boa fase ao lado de Thamela, mas terá desafio contra Valentina Gottardi e Reka Orsi Toth, que possuem melhor retrospecto no ano

Brasil

Hackers roubam R$ 400 milhões em operação de Pix

Criminosos tinham como objetivo um valor ainda maior que R$ 400 milhões

Polícia

Condenado por matar cunhado durante briga de bar pode passar para o semiaberto

Envolvidos estavam reunidos em um bar quando brigaram e Elson Lima desferiu três golpes de faca em Diego de Souza

MidiaMAIS

Em viagem à Bahia, campo-grandense cria vínculo com pássaro e compartilha saga para trazê-lo ao MS

Influenciadora de Campo Grande resgatou periquito-australiano e se apegou ao novo amigo na Bahia