Antes suplente, Luiza comemora representação autêntica das mulheres na Câmara com eleição

Luiza Ribeiro (PT) e Ana Portela (PL) foram as únicas mulheres eleitas vereadoras na Capital

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Luiza Ribeiro (PT) foi reeleita vereadora de Campo Grande | (Madu Livramento, Midiamax)

Uma das duas únicas mulheres eleitas na Câmara Municipal, a vereadora Luiza Ribeiro (PT) comemorou a representação na Casa de Leis e, apesar de ideologias diferentes, celebrou a chegada de Ana Portela (PL), nova parlamentar eleita no domingo (6).

Luiza disse que a reeleição é uma resposta positiva às questões que seu mandato levantou na Câmara.

“Nós estamos fazendo uma representação autêntica. Isso é muito importante. E nós passamos grande parte do nosso mandato aqui. Anunciando o déficit de representação das mulheres nesse poder, e isso também foi importante porque a cidade toda hoje está atenta à baixíssima representação das mulheres no poder legislativo. Isso não pode prosseguir, nós temos que fazer um esforço para que as mulheres tenham mais condições de voltar, de vir para a política e estar aqui nesse espaço”, comentou.

Após as eleições, a petista disse que felicitou Portela pela eleição e aposta na diversidade da nova legislatura.

“A Ana Portela é uma moça jovem, então isso é muito bom também, ela tem só 31 anos, é uma mulher com uma militância política, muito longe das minhas convicções, mas isso não tem problema nenhum, nós acreditamos na diversidade, no livre pensamento, numa sociedade plural, e ela vai trazer essa qualidade aqui para o mandato. É claro que eu acho que muda as questões, vamos trabalhar juntas e vai ser um prazer”, afirmou.

29 vereadores eleitos

Eleitores de Campo Grande elegeram 29 vereadores para Câmara Municipal. Os resultados da votação deste domingo (6) deixaram 15 vereadores fora da Câmara na próxima legislatura.

Assim, 14 vereadores foram reeleitos para a Casa de Leis na próxima legislatura. O Jornal Midiamax listou os candidatos que não alcançaram a reeleição para o próximo pleito em Campo Grande.

Além disso, lembramos da trajetória de quem deixará o Legislativo do município.

Quem não foi reeleito

Professor André (Rede)

O candidato concorreu ao cargo de vereador em Campo Grande em 2012, mas foi eleito somente em 2020 pelo Rede. Contudo, neste ano não participou das Eleições de 2024 e fica de fora da Câmara de Campo Grande na próxima legislatura.

Ayrton Araújo (PT)

O candidato do PT concorreu ao cargo de vereador em Campo Grande pela primeira vez em 2012, quando foi eleito ao cargo. Assim, participou das eleições municipais em 2016, quando conseguiu a primeira reeleição.

Em 2020, foi para o terceiro mandato após concorrer à reeleição pela segunda vez.

Betinho (Republicanos)

Candidato do Republicanos em 2024, Betinho concorre nas eleições desde 2010. Contudo, entrou na Câmara de Campo Grande após eleição em 2016.

Assim, foi reeleito em 2020 para cadeira na Câmara de Campo Grande. Concorreu pelo PRB de 2010 até 2018.

Coronel Villasanti (União Brasil)

Tentou pleito para deputado estadual em 2018, contudo ficou como suplente. Assim, foi eleito para vereador de Campo Grande nas eleições de 2020.

Concorreu pelo PHS e PSL, respectivamente. Agora, disputou pleito pelo União Brasil.

Dr. Loester (MDB)

O candidato do MDB concorreu a vereador de Campo Grande pela primeira vez em 2004, pelo PDT. Foi eleito ao cargo em 2008, 2016 e 2020.

Dr. Sandro (PP)

Concorreu em 2012 para o cargo de vereador de Campo Grande pelo PV. Foi eleito em 2020 para o cargo pelo Patriota. Agora, o candidato concorre pelo PP.

Edu Miranda (Avante)

Concorreu pela primeira vez em 2008, ao cargo de vereador pelo PMN. Foi eleito apenas no pleito de 2020, quando disputou pelo Patriota. Agora disputou pelo Avante.

Gian Sandim (PSDB)

Disputou o cargo de vereador de Campo Grande em 2020, eleito suplente do PSDB. Assim, concorreu nas Eleições de 2024 para segundo mandato.

Gilmar da Cruz (PSD)

Foi eleito vereador de Campo Grande nas primeiras eleições que disputou, em 2012. Reeleito em 2016 e eleito novamente ao cargo em 2020 pelo Republicanos.

Professor João Rocha (PP)

Neste ano, o vereador concorreu pelo PP. Mas em 2004, na primeira vez que concorreu ao cargo, disputou pelo PSDB. Porém, o candidato só foi eleito vereador de Campo Grande no pleito seguinte, em 2008. Em 2012, 2016 e 2020 foi reeleito vereador de Campo Grande.

Tabosa (PP)

O candidato disputou a reeleição neste ano pelo PP. Em 2016 foi suplente na Casa de Leis pelo PDT. Já em 2020, foi eleito pelo PDT ao cargo em Campo Grande.

Tiago Vargas (PP)

Candidato do PP concorreu pela primeira vez ao cargo de vereador em 2016, quando não foi eleito. Entrou para a Câmara de Campo Grande em 2020, após ser eleito pelo PSD.

Valdir Gomes (PP)

O candidato concorreu pela primeira vez para Câmara de Campo Grande em 2016, quando foi eleito pelo PP. Foi reeleito em 2020 pelo PSD e agora concorreu novamente pelo PP.

Willian Maksoud (PSDB)

Eleito pela primeira vez em 2016, foi vereador pelo PMN. Reeleito em 2020, o candidato concorreu pelo PRB naquela eleição.

Zé da Farmácia (PSDB)

Concorreu pela primeira vez ao cargo de vereador de Campo Grande em 2016, pelo Pros. Foi eleito ao cargo em 2020 pelo Podemos e agora concorre pelo PSDB.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

Sônia