Pular para o conteúdo
Política

Após paralisações, Governo encaminha projeto de reajuste salarial dos policiais civis à Alems

O objetivo é promover um incremento nas remunerações dos servidores
Schimene Weber -
Semana começa na terça-feira, apóe o feriado de Tiradentes. Imagem ilustrativa. (Divulgação, ALEMS)

O Governo do Estado de enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei complementar com o objetivo de promover ajustes salariais para os servidores da Polícia Civil. A proposta, amparada pelo artigo 67 da Constituição Estadual, visa alterar a Lei Complementar nº 114, de 2005, que institui a Lei Orgânica da Polícia Civil, e inclui mudanças nas tabelas de subsídios e a criação de um abono salarial.

Reajuste nas tabelas de subsídios

O projeto de lei complementa a Lei Orgânica da Polícia Civil e busca atualizar as tabelas “A”, “B” e “C” de subsídios dos cargos da corporação. O objetivo é promover um incremento nas remunerações dos servidores, especialmente aqueles que se encontram nas classes e referências mais baixas das tabelas salariais, corrigindo distorções existentes e garantindo maior equidade no tratamento remuneratório.

Segundo a proposta, as tabelas de subsídios serão revistas e atualizadas com a nova redação para garantir que os servidores da Terceira Classe, Referência 1, e Nível I recebam um aumento significativo em seus vencimentos. O reajuste busca assegurar melhores condições de trabalho e valorizar as funções essenciais exercidas pelos profissionais da Polícia Civil.

Criação do abono salarial

Além do reajuste nas tabelas salariais, o projeto institui um abono salarial específico para alguns cargos da Polícia Civil. O abono será destinado exclusivamente aos servidores em atividade que ocupam os seguintes cargos: Agentes de Polícia Judiciária (nas funções de Escrivão de Polícia Judiciária e Investigador de Polícia Judiciária), Agentes de Polícia Científica, Peritos Papiloscopistas e Peritos Oficiais Forenses (nas funções de Perito Criminal, Perito Médico-Legista e Perito Odonto-Legista).

Esse abono será concedido com valores específicos, e visa corrigir distorções salariais, atendendo principalmente aos profissionais que se encontram na base da carreira, nas classes mais iniciais, e evitando assim disparidades no tratamento remuneratório dentro da instituição.

Justificativa e expectativa

O projeto de lei complementar foi encaminhado à Assembleia Legislativa para apreciação, que deve ocorrer na sessão plenária da próxima terça-feira, dia 19 de novembro, e aprovação. Segundo a justificativa apresentada, a iniciativa é fundamental para melhorar a qualidade de vida e o desempenho dos profissionais da Polícia Civil, reconhecendo o trabalho fundamental que desempenham no combate à criminalidade e na manutenção da ordem pública.

Ao encaminhar o projeto, o governo estadual pediu o apoio dos parlamentares para a aprovação do texto, ressaltando a importância de corrigir as distorções salariais e de garantir uma remuneração mais justa e condizente com as funções desempenhadas pelos servidores da . “Contamos com a imprescindível aquiescência desse respeitável Parlamento Estadual para a aprovação dessa importante proposta”, destacou a mensagem do governo, assinada por , Governador do MS.

Debate antigo na Casa de Leis

Em agosto do corrente ano, diante de manifestação dos Policiais Civis e dos Peritos Criminais de Mato Grosso do Sul, o presidente da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), Gerson Claro, afirmou que a Casa criaria uma comissão para negociação de reajuste salarial dos peritos e policiais.

“Recebemos uma solicitação que melhora a situação da Polícia Civil de MS, é legítimo, faz parte do papel do sindicato e de todas as categorias do serviço público. O pedido é que forme uma comissão para fazer tratativas. Já foram discutidas e votadas algumas coisas de interesse da categoria, de paridade, de integralidade, agora de integralização que beneficia o número. Os policiais reivindicam outros avanços, que é legítimo”, disse o presidente da Casa.

Gerson pontuou que a “ALEMS, certamente com a anuência dos líderes, fará essa comissão e vamos começar essa trativa. O pedido aos policiais é que isso seja feito dentro do ambiente democrático. Se estão solicitando abertura de diálogo, não faz sentido ter greve. Desde que isso não prejudique a população”.

O Sinpol-MS (Sindicato dos Policiais Civis do Mato Grosso do Sul) pede a criação de uma comissão especial com o objetivo de chegar ao 6º salário, e para isso precisa de um aumento de 30%.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Recapeamento de avenidas irá custar R$ 3,20 milhões em Bataguassu

Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

ufms

Com R$ 30 mil em prêmios, Festival Universitário da Canção UFMS abre inscrições

moraes

Além da proibição de entrada nos EUA, autoridades brasileiras podem ter bens confiscados

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

internet projeto

Projeto que prevê indenização para clientes que ficarem sem internet avança na Câmara

Novo ataque perto de centro de distribuição de alimentos deixa 73 mortos na Faixa de Gaza

Últimas Notícias

Política

Precisa falar com um vereador? Confira quem integra plantão durante recesso até fim de julho

Câmara de Vereadores de Campo Grande não terá sessão entre 16 a 31 de julho

Cotidiano

Novo guia de arborização da cidade deve ser lançado ainda este ano pela Prefeitura

Guia para moradores de Campo Grande será disponibilizado nos formatos de manual, guia e cartilha

Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra 203 novos casos de dengue, aponta boletim

Atualizações dos dados epidemiológicos da dengue em Mato Grosso do Sul apontam que o estado não registrou novos óbitos pela doença nos últimos sete dias

Política

Projeto que prevê indenização para clientes que ficarem sem internet avança na Câmara

Proposta diz que cliente não pode ficar mais de 4h mensais sem internet ou outros serviços citados no projeto