Faltando poucos dias para 2025, prefeituras municipais em Mato Grosso do Sul começaram as publicações de exonerações de servidores em cargos de confiança, aqueles que integram o poder público sem concurso, por meio de indicação de grupos eleitos.
No diário da Assomassul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) da última segunda-feira (23), pelo menos três municípios já adiantaram as listas de exonerações, a contar de 31 de dezembro. São elas: Amambai, Guia Lopes da Laguna e Laguna Caarapã.
A publicação de exonerações de servidores em cargos de confiança é comum no poder público e costuma protagonizar as edições de diários oficiais mais próximas ao fim do ano. Contudo, quando há mudança de gestão e até mesmo em caso de prefeitos reeleitos (como Campo Grande), as exonerações são compulsórias. É comum, no entanto, que “renomeações” ocorram nos primeiros dias do ano seguinte.
Mudanças no primeiro escalão
Em Campo Grande, após aprovar na Câmara uma reforma administrativa que promete enxugar gastos em até R$ 200 milhões, a prefeita Adriane Lopes deve proceder com mudanças em seu primeiro escalão. Ela foi reeleita em 2024 e tomará posse na tarde do próximo dia 1º, devendo permanecer no poder até o fim de 2028.
“Nós vamos economizar em custeio, folha de pagamento e despesas, mais de 200 milhões no próximo ano, para reinvestir na cidade”, disse Adriane, que também mencionou intenção de reduzir 30% dos custos do Executivo.
Assim, disse que haverá cortes no pessoal e consequentemente, nos comissionados, estimados em 5% da folha de pagamento. “O número de comissionados hoje é baixo e para o ano que vem, nesse corte, com certeza, a gente vai ter um ajuste. Claro, esse ajuste vai trazer um fôlego”, disse.
Nomes que vão compor a cúpula da nova administração ainda não foram anunciados, mas devem ocorrer nos próximos dias, conforme também afirmou Adriane durante sua diplomação, no último dia 18.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!