Pular para o conteúdo
Política

Vereadores aprovam projeto de reajuste dos professores municipais de Campo Grande

O projeto foi votado em regime de urgência durante a sessão de hoje
Anna Gomes -
Câmara
(Divulgação, Câmara de Campo Grande)

Os vereadores da Municipal de aprovaram, na sessão desta terça-feira (3), o projeto de lei 11.139/23, que trata da repactuação da lei 6.796/22, referente a integralização do valor do piso nacional do magistério por 20 horas.

A proposta enviada pelo Executivo nesta segunda-feira foi definida em reuniões com a participação da Comissão Permanente de e Desporto da Casa e com a diretoria da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Professores da Educação Básica).

A proposta prevê 5% em outubro de 2023, 5% em janeiro de 2024 e 4,95% em maio de 2024. Em setembro de 2024, haverá a reposição de 30% da correção anual do piso e, em dezembro, outros 70%. O projeto autoriza ainda o Poder Executivo, entre 2025 e 2028, a operacionalizar a repactuação com reajustes de 12%, 14%, 15,79% e 10,39% nos meses de setembro de cada ano, além da reposição de 100% da correção anual do piso nos meses de maio.

“É uma vitória da categoria. Todos sabem a força que a educação tem, todos os profissionais, toda a comunidade escolar. E graças à força dessa categoria que, hoje, temos essa repactuação. Assim, acreditamos que nossa educação pode chegar no ideal em 2028, com 100% da pactuação”, disse o vereador Prof. Juari (PSDB), presidente da Comissão de Educação e Desporto da Câmara Municipal.

Segundo a Prefeitura, a proposta, votada em regime de urgência, foi balizada seguindo os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, “bem como na capacidade financeira de absorver os impactos dos índices a serem aplicados por ocasião da proposta inserida no projeto”.

Para o presidente da Câmara, vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão, (PSB), o diálogo foi preponderante para a elaboração do projeto.

“Com intransigência, não chegamos a lugar nenhum. A ACP está bem representada e o Executivo teve vontade política. Sempre temos que aprimorar. O importante é fazermos nosso papel e a Câmara vai entregar o projeto aprovado para que a prefeita sancione”, afirmou.

Ordem do dia

Também em regime de urgência, os vereadores aprovaram o projeto de decreto legislativo 2.699/23, do vereador Claudinho Serra (PSDB), que concede o título de Visitante Ilustre da cidade de Campo Grande a Micael Carlos Andrejzwski.

Em segunda discussão e votação, foi aprovado o projeto de lei 11.030/23, de autoria dos vereadores Clodoilson Pires (Podemos) e Carlos Augusto Borges (PSB), que visa vedar, no âmbito da Administração Pública a concessão de homenagens e denominação de bairros, praças, vias, equipamentos e logradouros públicos a pessoas que tenham contra si processo judicial com decisão julgada procedente e transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo de apuração de abuso de poder econômico ou político.

Já em primeira discussão e votação, os vereadores aprovaram o projeto de lei 10.795/22, do vereador Professor Riverton (Podemos), que denomina de Professor Márcio de Oliveira Martins a quadra poliesportiva da Municipal Rafaela Abrão (CAIC), localizada no Bairro Guanandi.

E, também, o projeto de lei n. 10.944/23, que institui a Semana Municipal de Diagnóstico e Prevenção ao Glaucoma, a ser celebrada, anualmente, na última semana do mês de maio, já que é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma em 26 de maio. A proposta é de autoria do vereador Dr. Victor Rocha (PP).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Casal é condenado a 79 anos por filmar e estuprar adolescente em Campo Grande

Turismo em alta: faturamento cresce 11,7% no 1º trimestre do ano em Mato Grosso do Sul

Preço dos quitutes de festa junina tem variação de até 238% em Campo Grande

DC define Flávio Paiva como candidato em nova eleição de Bandeirantes

Notícias mais lidas agora

‘Quer um TAC?’ MPMS estuda acordo para livrar Patrola de processo por rodovia ‘despedaçada’

Batida entre caminhão-baú e picape acaba com motorista morto na BR-262 em Campo Grande

Com 15 feminicídios, Mato Grosso do Sul ocupa topo do ranking no país

ONG mineira liderada por petista ganha contrato para consultoria de políticas à infância na Capital

Últimas Notícias

Cotidiano

Prepare o agasalho: semana será de frio com mínima de 8°C em MS

Previsão indica tempo firme, com sol entre nuvens e máxima de 24°C

Trânsito

Ajoelhado, pai se desespera com acidente que matou rapaz na BR-262: ‘Meu Deus’ 

Carro bateu de frente contra um caminhão baú

Transparência

Prefeitura entra na mira de promotor para resolver irregularidades na saúde básica de Rio Negro

Após cobranças da fiscalização, administração deu início a várias medidas para resolver desde problemas estruturais à falta de informatização em distribuição de medicamentos.

Cotidiano

Lei do Refis 2025 de Dourados começa vigorar em 15 dias com descontos de até 100%

Medida foi sancionada pelo prefeito Marçal Filho (PSDB)