Pular para o conteúdo
Política

De educação a acessibilidade: vereadores aprovaram dez projetos nesta quinta-feira

Projetos envolvendo a Rota Bioceânica, além de propostas voltadas à educação, inclusão e acessibilidade, também foram votadas nesta manhã
Anna Gomes -
vereadores durante sessão na Câmara
Imagem ilustrativa. (Divulgação, Câmara Municipal)

Os vereadores da Câmara Municipal de aprovaram dez projetos, sendo cindo deles, em regime de urgência, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (3). Dentre as propostas, Frente Parlamentar de acompanhamento da implantação da Rota de Integração Latino-americana (RILA), a chamada , além de propostas voltadas à educação, inclusão, acessibilidade, entre outros.

Foi aprovado, segundo a assessoria de imprensa da Casa de Leis, em urgência e em única discussão, o Projeto de Resolução que institui a Frente Parlamentar de acompanhamento da implantação da Rota de Integração Latino-americana (RILA), também conhecida como Rota Bioceânica ou Corredor Bioceânico – Frente Pró-RILA.

Um dos objetivos é acompanhar e analisar programas, projetos e atividades referentes aos aspectos econômico e logístico da implantação e operacionalização da RILA. A Frente será composta pela vereadora Luiza Ribeiro (PT), autora do projeto, e pelos vereadores Carlos Augusto Borges, Carlão (PSB), (PSD), Claudinho Serra (PSDB), Betinho (Republicanos), Papy (Solidariedade), Junior Coringa (PSD), Beto Avelar (PSD) e William Maksoud (PTB).

Também em urgência, em única discussão, foi aprovado o Projeto de Lei, de autoria do vereador Papy (Solidariedade), que cria o Grupo de para Estudos e Ações das Políticas Públicas de Inclusão das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (GTEAUT), com a finalidade de promover discussão e debates de propostas de ações públicas, em conjunto com a sociedade civil, para a promoção do tratamento de saúde, o atendimento educacional especializado e o acompanhamento de medidas de assistência social às pessoas com transtorno do espectro autista. Pela proposta, o grupo deve se reunir a cada 15 dias.

Ainda foi aprovado Projeto de Lei Complementar de autoria do vereador Prof. Juari (PSD), que contempla o Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público da Prefeitura Municipal de Campo Grande. Pela proposta, também aprovada em regime de urgência, em única discussão, o membro do Magistério em estágio probatório que não estiver afastado do órgão no qual se encontra lotado não terá interrompida nem suspensa a contagem de tempo de efetivo exercício para declaração de estabilidade.

Também foi aprovado, em urgência, o Projeto de Lei 11.057/23, de autoria da Mesa Diretora, que altera o Anexo II da Lei n. 7.024, de 10 de abril de 2023, que institui o Plano de Aplicação de Recursos do Fundo de Investimentos Sociais. A proposta atende a pedido do vereador Junior Coringa (PSD), para substituição de entidade para receber recursos, em razão de documentações necessárias.

Ainda em urgência, em turno único de discussão, foi aprovado o PL do vereador Ademir Santana (PSDB), que institui no Calendário Oficial de Eventos de Campo Grande o Festival da Carne, a ser comemorado e realizado anualmente no mês de setembro.

Pauta – Já em primeira discussão e votação, foi aprovado o PL, do vereador Dr. Victor Rocha (PP), que institui a data de 27 de janeiro como o Dia Municipal de Conscientização da Prevenção e Proteção Contra Incêndio.

Também foi aprovado o projeto de lei, assinado pelo vereador Papy, que dispõe sobre o Programa de Ações Preventivas ao Luto Infantil na Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande.

Ainda foi aprovado o PL do vereador Edu (Patriota), que institui o combate à violência doméstica e a importunação sexual como temas a serem abordados no contraturno das escolas municipais de educação integral.

Ainda em primeira discussão, os vereadores aprovaram o projeto de lei do vereador Prof. Juari, que declara de Utilidade Pública Municipal o Movimento de Associadas Gestantes e Mulheres em Ação (Magma), organização sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Campo Grande.

E, por fim, foi aprovado o projeto de lei, que institui a Semana Municipal da Acessibilidade na Capital. A data será celebrada anualmente na primeira semana de dezembro. A proposta é de autoria do vereador Coronel Villasanti (União Brasil).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Tênis: Bia Haddad é eliminada do US Open

Foragida há 18 anos da Justiça de SP, ‘Camaleoa’ é presa em MS

Yago Dora impõe soberania nas ondas de Fiji e é campeão mundial pela primeira vez

VíDEO: três são baleados durante ataques em sequência

Notícias mais lidas agora

consórcio guaicurus

Município recorre contra tarifa de R$ 7,79 do ônibus e diz que Justiça suspendeu aumento

Ex-funcionário detalha venda casada de seguro em lojas Pernambucanas de MS: ‘Cliente assina sem saber’

Relíquia de Carlo Acutis é exposta em missa que antecede canonização

Eliminatórias: Brasil inicia preparação para jogo contra o Chile

Últimas Notícias

Polícia

PF pede inclusão de foragidos de ação contra PCC na lista da Interpol

Os oito foragidos escaparam ao cumprimento de 14 mandados judiciais de prisão

Polícia

Identificado homem que morreu ao passar mal no Tiradentes

Os militares ainda tentaram reanimá-lo

Brasil

CPMI do INSS aumenta ritmo de sessões e já quer ouvir ex-ministro de Lula na próxima semana

A ideia é aumentar o ritmo dada "a grande quantidade de material"

Polícia

Polícia identifica responsáveis por cão que atacou idoso

Vítima foi mordida na região do rosto