‘Transparência é fundamental para a democracia’, diz Ovando após Lula sugerir voto secreto no STF
Deputado federal por MS disse que o ‘voto secreto não é o caminho’ para independência dos Poderes
Dândara Genelhú –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu que os votos dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) sejam secretos. A sugestão desagradou parlamentares e o deputado federal por Mato Grosso do Sul, Luiz Ovando (PP), disse que “a transparência é fundamental para a democracia e para o controle dos excessos do judiciário”.
Ele afirmou que defendem “uma oposição coerente que zela pela independência dos poderes” e que “a proposta de voto secreto no STF não é o caminho para garantir isso”.
“Se eu pudesse dar um conselho, é o seguinte: a sociedade não tem que saber como é que vota um ministro da Suprema Corte. Sabe, eu acho que o cara tem que votar e ninguém precisa saber”, sugeriu Lula durante entrevista.
Contudo, o deputado sul-mato-grossense defende que “a sociedade tem o direito de saber como seus representantes votam, especialmente quando se trata da mais alta instância da justiça”.
Ovando disse ainda que “ao ocultar as escolhas dos ministros, corremos o risco de permitir que o judiciário invada as esferas do legislativo de forma ainda mais intensa, sem o devido escrutínio público”.
Por fim, pediu que os votos não sejam secretos. “Não podemos permitir que isso aconteça. A democracia depende disso”, frisou.
Voto secreto
Na entrevista, o presidente Lula afirmou que a sugestão é “não criar animosidade”. Segundo ele, se os votos forem secretos, “cada um que perde fica com raiva, cada um que ganha fica feliz”.
“Para a gente não criar animosidade, eu acho que era preciso começar a pensar se não é o jeito de a gente mudar o que está acontecendo no Brasil”, explicou. Segundo ele, “daqui a pouco um ministro da Suprema Corte não pode mais sair na rua, não pode mais passear com a sua família, sabe, porque tem um cara que não gostou de uma decisão dele”.
Notícias mais lidas agora
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
- Convidado alterado perturba mulheres em festa de campanha da OAB-MS e caso vai parar na delegacia
- Frustrada com corte, cliente sai de salão revoltada e desabafa: ‘vão se arrepender’
Últimas Notícias
Organizações ambientais enviam carta à Unesco pedindo ajuda para o Pantanal após seca histórica
Texto de 10 páginas foi escrito por pesquisadores
Após queda de energia, vacinas esquentam e imunização na UBSF do Pedrossian é suspensa
A orientação é que os moradores da região se dirijam à USF Arnaldo Estevão de Figueiredo
MS oficializa contrato de garantia com a União para recursos do BNDES no valor de R$ 2,3 bilhões
O governo de Mato Grosso do Sul oficializou, na edição desta quinta-feira (21) do DOE-MS (Diário Oficial do Estado), o contrato de garantia firmado com a União para o recebimento de R$ 2,3 bilhões em recursos provenientes do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O contrato de garantia destina recursos às despesas de…
Deputados aprovam quatro projetos do Executivo que beneficiam servidores estaduais; confira
Propostas, que estavam pautadas para primeira discussão, avançaram e seguem para análise das comissões de mérito antes da segunda votação
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.