Pular para o conteúdo
Política

Com volta de impostos federais, Mato Grosso do Sul segura ICMS da gasolina em 17%

Combustíveis voltam a ser onerados por tributos federais a partir desta quarta
Evelin Cáceres, Anna Gomes -
(Foto: Saul Schramm/Secom-MS)

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB) disse que quer manter em 17% o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) da gasolina no Estado após o retorno da cobrança de impostos federais nesta quarta-feira (1º).

Está marcada para segunda-feira (6) uma reunião do Fórum de Governadores em para discutir a questão. “O Estado vai manter o posicionamento da alíquota de 17% do índice, que é a melhor alíquota do . Caso a gente entenda que consegue manter o orçamento dentro do planejamento de crescimento do Estado, vai possibilitar a diminuição e do tributo baixo. Sem perder a capacidade de investimento e entrega”, afirmou.

O Fórum é um grupo de trabalho de governadores que atua para construir um acordo para que os estados e o consigam a compensação de recursos “perdidos” com as mudanças no ICMS (um imposto estadual) sobre itens como combustíveis durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

As conversas com representantes dos Três Poderes têm divergências na fórmula de fazer os cálculos entre Consefaz (Conselho Nacional dos Secretários de dos Estados e do Distrito Federal), que estima as perdas em R$ 45 bilhões, e o Tesouro Nacional, que tem uma estimativa bem menor.

Os governadores têm pressa em recuperar os valores da arrecadação do ICMS. Segundo o grupo, a expectativa é de que até março haja solução com a anuência de todos os estados e poderes da República.

Histórico

O ICMS é um tributo estadual que incide sobre combustíveis e outros serviços essenciais. No ano passado, foram aprovadas duas leis complementares que reduziram as alíquotas desse item, levando a queda na receita dos estados. Os governadores estimam que somente em 2022, após a entrada em vigor das legislações, as perdas de arrecadação nos cofres dos estados ultrapassaram R$ 33,5 bilhões.

Lei Complementar 194 determina a aplicação de alíquotas de ICMS pelo piso de 17% ou 18% para produtos e serviços essenciais quando incidir sobre bens e serviços relacionados a combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. Já a Lei Complementar 192 unificou a forma de apuração do ICMS, especificamente sobre combustíveis, que passou a ser por unidade de medida, em vez de um percentual sobre o preço médio do produto vendido nos postos.

Uma das saídas para recuperar a arrecadação do imposto, está na regulamentação de um dispositivo da Lei Complementar 194 que estabelece compensação, por parte da União, quando a perda de receita de um estado exceda 5% em relação à arrecadação de 2021. Outros caminhos são as discussões via Congresso Nacional, de uma reforma tributária, por exemplo, ou mesmo pelo STF, que já tem ações que questionam a constitucionalidade das duas leis complementares.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Investigado por quatro estupros no Paraná, homem é preso em MS

Homem morre após ser baleado em frente de bar em Aparecida do Taboado

Elton John desabafa e diz que problema na visão o impede de ver filhos jogando esportes

Bruna Biancardi conta como deu notícia de segunda gravidez a Neymar: “chorava”

Notícias mais lidas agora

Concessionária é condenada a indenizar motorista por acidente na BR-163

Com 69,41 % dos votos, Hélio Acosta é eleito prefeito de Paranhos

Com gol de pênalti, Operário garantiu vantagem sobre Ivinhema (Fotos: RMP Fotografia e Marcelo Berton)

Ivinhema x Operário: tudo que você precisa saber antes da final

Polícia investiga morte de mulher encontrada ao lado de biblioteca em Três Lagoas

Últimas Notícias

Mundo

Conselheiros de Trump dizem que mais de 50 países entraram em contato para negociar tarifas

Tarifas de Trump farão com que tênis, jeans e quase tudo o que os americanos usam fique mais caro

Política

Com 69,41 % dos votos, Hélio Acosta é eleito prefeito de Paranhos

Prefeito eleito fica no cargo até 2028

Polícia

Trabalhador é socorrido após cair em fosso de 8 metros em fazenda de MS

Vítima foi resgatada com corte na região da cabeça e levada para a Santa Casa de Bataguassu

MidiaMAIS

Projeto itinerante de teatro leva espetáculos gratuitos a cidades da fronteira de MS

Grupo UBU percorrerá 12 cidades do interior do estado com espetáculos de teatro