Pular para o conteúdo
Política

Riedel debate reforma tributária no Fórum dos Governadores e cita impactos na arrecadação de MS

Os 27 governadores do país estiveram presentes no fórum em Brasília
Renata Portela -
Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Nesta quarta-feira (24), governador (PSDB) cumpriu agenda em (DF), no 14ª Fórum dos Governadores. Na reunião foi discutida a reforma tributária, com a presença do presidente do senado Rodrigo Pacheco e o secretário extraordinário da Reforma Tributária Bernard Appy.

Estiveram reunidos os 27 governadores do Brasil, bem como outros representantes de entidades e parlamentares. Conforme divulgado pelo Governo do Estado, Riedel cobrou definições mais delineadas e prévias sobre como será feita a compensação das perdas orçamentárias estaduais.

“A reforma conceitualmente é muito boa para o Brasil. Todos carregam um pouco desse sentimento. Sabemos os pontos centrais dela, e as angústias, como o Fundo Regional, da relação arrecadação e crescimento”, disse o governador.

O chefe do Executivo ainda reforçou que está entre os estados que mais podem perder. Por ser um estado exportador, pode haver perda na arrecadação com as novas regras.

“Mecanismos de recomposição e garantia estão previstos, conceitualmente, mas é aí que entra o ponto central na nossa visão, que é a desconfiança”, disse. “Para que esse receito se debele, é preciso que seja já construído no texto da PEC [Proposta de Emenda à Constituição] os critério definidos para essa recomposição, para esse fundo. Se ficarmos para discutir em momento posterior, a desconfiança continuará prevalecendo. Essa é a minha sugestão, que a gente invista mais tempo na discussão e definição dos critérios e dos poucos pontos mais sensíveis”, afirmou.

Ainda conforme a assessoria, Riedel disse que deixar a discussão da recomposição do orçamento para momento posterior, quando a pauta já estiver no Congresso, pode levar a perdas que não sejam revertidas. Isso, como já ocorreu em outros momentos, como com a Lei Kandir, quando Mato Grosso do Sul deixou de arrecadar R$ 6 bilhões.

“Claro que a reforma é excepcional para o crescimento do país, mas como fica nossa arrecadação [estadual]?”, questionou.

Outros governadores também pediram que a discussão seja maior e que as questões regionais devem ter protagonismo na reforma tributária. O texto da reforma tributária será editado pelo e entregue para votação no Congresso, provavelmente, ainda neste primeiro semestre.

“Desse debate os governadores não podem se furtar, e não vão se furtar”, disse o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ao prometer que os governadores serão ouvidos. Já secretário da Reforma Tributária, Bernard Appy, avaliou que “só dá para discutir a reforma tributária entendendo que no conjunto todos ganham”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flaco dá assistência, mas passa em ‘branco’ na goleada da Argentina em amistoso com Porto Rico

Acusada de tentativa de homicídio, vereadora na fronteira perde mandato

Nova temporada do NBB é lançada oficialmente em São Paulo

nova andradina

TRE-MS absolve prefeito e vice de Nova Andradina acusados por abuso dos meios de comunicação

Notícias mais lidas agora

Após denúncia no Conselho Nacional, MPMS suspende locação milionária de 750 iPhones

‘Iria mexer com a rotina da cidade’: professor da Maria Constança revela sonho para o vôlei após Supercopa

consórcio guaicurus

Consórcio Guaicurus ameaça suspender vale-transporte se Justiça não anular multas

Aneel envia equipe ao Paraná para apurar origem de apagão

Últimas Notícias

Trânsito

Menino de 8 anos é flagrado dirigindo BMW no Paraguai

O incidente gerou preocupação entre moradores e autoridades

Brasil

STF suspende decisões que impediam bloqueios de terras para prevenir desmatamento no Pantanal

A decisão cautelar foi tomada na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental

Polícia

Dois são flagrados em pesca subaquática no Rio Sucuriú

Os equipamentos utilizados na pesca foram apreendidos

Polícia

Professor acusado de estuprar criança é transferido ao presídio

A Justiça já tinha convertido o flagrante em prisão preventiva