Propaganda partidária começa no próximo dia 24 de janeiro em todo o país
PSDB será o primeiro partido a vincular a propaganda partidária, seguido pelo Psol e Republicanos
Gabriel Neves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A propaganda partidária deste ano começa no próximo dia 24 de janeiro. O PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) será o primeiro partido a vincular a propaganda, com direito a 10 minutos por semestre.
Assim, a sigla poderá vincular 20 inserções de 30 segundos cada uma, ao longo dos seis meses.
No dia 9 de março, será a vez do Psol (Partido Socialismo e Liberdade) que terá direito ao mesmo tempo de inserções.
O Republicanos também começa no dia 9 de março, mas terá direito a 20 minutos por semestre (40 inserções de 30 segundos). A propaganda deve ocorrer sempre das 19h30 às 22h30.
A veiculação da propaganda será sempre às terças-feiras, às quintas-feiras e aos sábados.
A divisão do tempo entre os partidos é feita de acordo com o desempenho de cada legenda nas últimas eleições.
Vale lembrar que a propaganda partidária estava extinta desde 2017. Entretanto, voltou a ser permitida após a Lei nº 14.291 entrar em vigor em janeiro de 2022.
A norma segue as regras da Resolução 23.679/2022 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que disciplina a forma de veiculação dos conteúdos.
Confira os critérios da propaganda partidária
A divisão do tempo entre os partidos é feita de acordo com o desempenho de cada legenda nas últimas Eleições Gerais, realizadas em 2022.
Os partidos que elegeram mais de 20 deputados federais terão direito a 20 minutos semestrais para inserções de programas de 30 segundos nas redes nacionais e estaduais.
Já as legendas que conseguiram entre 10 e 20 deputados eleitos poderão utilizar dez minutos por semestre para inserções de 30 segundos cada uma.
Por fim, as bancadas compostas por até nove parlamentares terão cinco minutos semestrais para a exibição federal e estadual do conteúdo partidário.
O tempo vale para emissoras nacionais e estaduais.
De acordo com o TSE, o espaço na mídia destinado aos partidos tem como objetivo difundir e transmitir mensagens sobre a execução do programa da legenda, bem como divulgar as atividades congressuais do partido e o posicionamento em relação a temas políticos e ações da sociedade civil.
Pelo menos 30% do tempo destinado a cada legenda deve ser utilizado para a promoção e a difusão da participação feminina na política.
A propaganda partidária é exibida no primeiro e no segundo semestre dos anos não eleitorais e apenas no primeiro semestre dos anos em que houver eleição.
Notícias mais lidas agora
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
Últimas Notícias
Evento terá atendimentos a migrantes internacionais e refugiados em Campo Grande
Serão prestados atendimentos e orientações jurídicas para facilitar a integração
Ana Marcela Cunha é heptacampeã do Circuito Mundial de Águas Abertas
O feito alcançado após a baiana de 32 anos de idade fechar a etapa da Arábia Saudita
Polícia de MS cumpre mandado no PR em relação a quadrilha de furtos de veículos
Com apoio da Divisão Estadual de Narcóticos) da Polícia Civil do Paraná
Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais
A decisão ocorre após a conclusão de um estudo detalhado de monitoramento de mercado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.