Pular para o conteúdo
Política

Projeto de combate às fake news tem segundo pedido de vistas e votação é adiada na Alems

"Tem dúvida? Me pergunte, mas não atrase a votação", pediu autor do projeto, deputado Pedro Kemp (PT)
Evelin Cáceres, Renata Portela -
Os deputados Pedro Kemp, Rafael Tavares e João Henrique Catan (Divulgação, Alems)

O projeto apresentado pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT) teve segundo pedido de vistas na (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) e, com isso, teve a votação adiada. Desta vez, João Henrique Catan (PL) fez o pedido. Da primeira vez, foi Rafael Tavares (PRTB).

Kemp usou o grande expediente para explicar o projeto e se irritou com o pedido. “Tem dúvida? Me pergunte, mas não atrase a votação”, reclamou. O autor do projeto destacou que o mesmo assunto é debatido no em regime de urgência.

Catan, por sua vez, disse que não poderia falar direto da mesa dele. “No momento adequado farei a discussão”. Presidente da Casa, Gerson Claro (PP) concedeu o pedido de vistas e reiterou que o momento para discussão do projeto não era o da sessão desta quinta.

Para Kemp, nos últimos anos o país teve exemplos de como as podem prejudicar a vida das pessoas e a própria Democracia. “No Brasil, o estado democrático de direito correu risco nos últimos anos. Ameaças com inverdades atacando nossa Democracia e o processo eleitoral. Temos como exemplo a questão da pandemia da covid. Tivemos chuva de informações falsas sobre a eficácia das vacinas”, disse.

Kemp atribui às inverdades uma rede montada nas mídias sociais transmitindo informações falsas de um lado e, de outro, pessoas mal informadas que não verificavam se são verdadeiras aquelas correntes. “Acabam recebendo a informação e acreditam. Têm sua vida pautada na mentira que recebeu”, ponderou.

O projeto de lei estadual pede que Mato Grosso do Sul se comprometa com campanhas e esclarecimento, estabelecendo também um canal de denúncia e apuração para responsabilizar quem maldosamente divulgar notícias falsas nas redes sociais.

“A internet é algo fantástico que aconteceu na sociedade porque facilita o acesso às informações, só que tem o lado negativo, que é quando você usa esse instrumento para distorcer as notícias”, complementou.

O deputado aproveitou a fala no grande expediente para criticar o pedido de vistas do deputado Tavares. “Estranhei o Tavares ter pedido vista. É um projeto a ser votado com tranquilidade porque se trata de combater notícias falsas. Não sei qual dúvida que ele tem sobre isso ou se ele acha que tem que deixar liberado pra quem quiser mentir nas redes sociais”, falou.

Junior Mochi (MDB) declarou apoio ao projeto. “Hoje mais do que nunca vivemos na era da mídia digital. Fundamental que a gente preserve a verdade real dos fatos. Às vezes não temos como nos defender de uma publicação inverídica e o cidadão que exerce mandato eletivo fica exposto de forma ruim, das pessoas criarem convicções que queiram sobre os fatos”, argumentou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Arquidiocese de Campo Grande recebeu área para construção no Assentamento Estrela (Arquidiocese de Campo Grande, Divulgação)

Incra autoriza Arquidiocese de Campo Grande a usar área no Assentamento Estrela

Justiça condena operadora após cliente de MS descobrir linhas em seu nome

VÍDEO: Homem bate em carro e poste durante perseguição policial no Tiradentes

MP firma acordo com Câmara de Ivinhema para evitar servidores ‘apadrinhados’

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

Projeto de stylist exalta corpos transexuais com editoriais de moda feitos em Campo Grande

Últimas Notícias

Sem Categoria

Entra em campo agora Juventude e Cruzeiro pelo Brasileirão

O Cruzeiro recebe o Juventude neste domingo (20), às 15h, no Mineirão, em jogo da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Líder da competição, a Raposa defenderá a condição de primeiro lugar em um duelo de opostos, já que o adversário vive fase complicada na competição. A equipe de Leonardo Jardim alcançou a liderança após vencer … Continued

Transparência

Prefeito de MS vai pagar quase R$ 30 mil de multa para se livrar de ação judicial

Prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra (PSDB), cometeu crime ambiental e seria processado

Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra mais 25 óbitos por síndrome respiratória

Nesta semana epidemiológica, 65 casos foram registrados, 120 a menos que na semana epidemiológica 27

Cotidiano

De incêndio a vazamentos: seguro residencial cresce na preferência de sul-mato-grossenses

Serviços se tornam alternativa diante de prejuízos causados pelas mudanças climáticas, como as chuvas fortes