Pular para o conteúdo
Política

Proibição de pessoas armadas no Procon e projeto de redução de impostos são aprovados na Alems

Foi aprovada, por unanimidade, matéria de redução de impostos
Mariane Chianezi -
Foto: Glaucia Jandre, Alems

Os seis projetos pautados para a sessão plenária desta quarta-feira (17), na (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) foram todos aprovados com unanimidade. Dentre as propostas avaliadas pelos deputados estaduais, estava a matéria que previa maior segurança em unidades do Procon, com a proibição na entrada de pessoas armadas.

Projeto de Lei 18/2023 proíbe a entrada de pessoas portando arma de fogo, munição e arma branca em estabelecimentos do Procon estadual e municipais. A proibição inclui público externo e servidores e excetua os profissionais encarregados pelo serviço de segurança das unidades do Procon.

A matéria foi aprovada com 19 votos favoráveis pelos parlamentares e nenhum contrário. O projeto, de autoria do deputado (PSD) agora será votado em 2ª discussão.

Também votado em primeira discussão estava o Projeto de Lei 115/2023, do deputado Paulo Corrêa (PSDB). A proposição cria o “Dia Estadual em Defesa da Prescrição Legível”, a ser comemorado anualmente em 20 de setembro.

De acordo com o projeto, na data da campanha, serão realizadas ações, como palestras, simpósios, além de inserções de conteúdos na mídia e outras atividades educativas, objetivando o fomento do debate sobre o tema. O projeto recebeu 17 votos favoráveis e nenhum contrário.

Duas propostas do Poder Executivo também estavam pautadas em primeira discussão. São os Projetos de Lei 132/2023 e 133/2023. O primeiro dispõe sobre o sistema de relacionamento, por meio eletrônico, da Secretaria de Estado de Fazenda, com os cidadãos ou pessoas jurídicas, contribuintes ou não dos tributos estaduais. A segunda proposta altera a Lei 1.810/1997, com o objetivo de conceder benefícios relativamente ao IPVA e a taxas do Detran/MS no que se refere a veículos movidos a gás natural, como também ao ITCD. As matérias foram aprovadas por 18 votos favoráveis e nenhum contrário.

Em redação final, estava o Projeto de Resolução 08/2023, de autoria do deputado (PSDB). A proposta dá o nome de “Anderson Barão” à Medalha do Mérito da Juventude, criada pela Resolução 71/2015O projeto recebeu 19 votos favoráveis e nenhum contrário.

Em segunda discussão foi votado o Projeto de Lei 177/2022, de autoria do deputado Pedro Kemp (PT). A proposta proíbe a eliminação de candidato classificado fora das vagas disponíveis em concursos públicos estaduais realizados em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o projeto, os candidatos que pontuarem com nota mínima exigida no edital, ainda que não classificados dentro do quantitativo de vagas disponibilizadas, não poderão ser eliminados das etapas seguintes. A matéria foi aprovada por 18 votos favoráveis e nenhum contrário.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Interventor, advogado e dirigentes: quem forma a chapa de Samir Xaud, futuro presidente da CBF

“Narcomichi”: Gato é usado para levar drogas para dentro de presídio em MS

Convênio de saúde com UCDB recebe reforço de mais de R$ 80 mil com recurso federal

Filhas de Glória Maria jogam as cinzas da mãe no mar de Búzios; veja o vídeo

Notícias mais lidas agora

trechos urbanos br 163 campo grande ms

Concessão bilionária terá que resolver trechos urbanos, considerados os mais perigosos da BR-163

PGR denuncia Waldir Neves pela segunda vez por lavagem de dinheiro

superlotação janine cpi

Ex-prestador de serviços do Consórcio Guaicurus, Janine nega superlotação de ônibus

EUA fazem primeiro voo de imigrantes que aderiram a programa de autodeportação

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

BR-163 em MS tem nove trechos interditados nesta terça-feira; confira

Além das interdições, 21 pontos da BR-163 operam em sistema pare e siga em MS

Brasil

Carla Zambelli diz ter arrecadado mais de R$ 166 mil em um dia com Pix de seguidores

Ela foi condenada pelo STF a dez anos de prisão, além da perda do cargo de deputada federal

Polícia

Adolescente some por 2 dias e rapaz acaba preso por estupro em Campo Grande

Caso será investigado pela Depca

Polícia

Justiça solta militar da Aeronáutica flagrado com supermaconha em MS

Uma equipe da Polícia Militar da Aeronáutica de Brasília esteve em Dourados