Proibição de pessoas armadas no Procon e projeto de redução de impostos são aprovados na Alems
Foi aprovada, por unanimidade, matéria de redução de impostos
Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os seis projetos pautados para a sessão plenária desta quarta-feira (17), na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) foram todos aprovados com unanimidade. Dentre as propostas avaliadas pelos deputados estaduais, estava a matéria que previa maior segurança em unidades do Procon, com a proibição na entrada de pessoas armadas.
O Projeto de Lei 18/2023 proíbe a entrada de pessoas portando arma de fogo, munição e arma branca em estabelecimentos do Procon estadual e municipais. A proibição inclui público externo e servidores e excetua os profissionais encarregados pelo serviço de segurança das unidades do Procon.
A matéria foi aprovada com 19 votos favoráveis pelos parlamentares e nenhum contrário. O projeto, de autoria do deputado Pedro Pedrossian Neto (PSD) agora será votado em 2ª discussão.
Também votado em primeira discussão estava o Projeto de Lei 115/2023, do deputado Paulo Corrêa (PSDB). A proposição cria o “Dia Estadual em Defesa da Prescrição Legível”, a ser comemorado anualmente em 20 de setembro.
De acordo com o projeto, na data da campanha, serão realizadas ações, como palestras, simpósios, além de inserções de conteúdos na mídia e outras atividades educativas, objetivando o fomento do debate sobre o tema. O projeto recebeu 17 votos favoráveis e nenhum contrário.
Duas propostas do Poder Executivo também estavam pautadas em primeira discussão. São os Projetos de Lei 132/2023 e 133/2023. O primeiro dispõe sobre o sistema de relacionamento, por meio eletrônico, da Secretaria de Estado de Fazenda, com os cidadãos ou pessoas jurídicas, contribuintes ou não dos tributos estaduais. A segunda proposta altera a Lei 1.810/1997, com o objetivo de conceder benefícios relativamente ao IPVA e a taxas do Detran/MS no que se refere a veículos movidos a gás natural, como também ao ITCD. As matérias foram aprovadas por 18 votos favoráveis e nenhum contrário.
Em redação final, estava o Projeto de Resolução 08/2023, de autoria do deputado Jamilson Name (PSDB). A proposta dá o nome de “Anderson Barão” à Medalha do Mérito da Juventude, criada pela Resolução 71/2015. O projeto recebeu 19 votos favoráveis e nenhum contrário.
Em segunda discussão foi votado o Projeto de Lei 177/2022, de autoria do deputado Pedro Kemp (PT). A proposta proíbe a eliminação de candidato classificado fora das vagas disponíveis em concursos públicos estaduais realizados em Mato Grosso do Sul.
De acordo com o projeto, os candidatos que pontuarem com nota mínima exigida no edital, ainda que não classificados dentro do quantitativo de vagas disponibilizadas, não poderão ser eliminados das etapas seguintes. A matéria foi aprovada por 18 votos favoráveis e nenhum contrário.
Notícias mais lidas agora
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
- VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
Últimas Notícias
Polícia localiza na Bolívia as crianças venezuelanas desaparecidas no Jardim Leblon
Crianças foram levadas pelo pai, que é peruano, confirmando hipótese inicial da investigação
Com Mega-Sena, confira os números sorteados nos concursos da Loterias Caixa deste sábado
Números sorteados na Mega-Sena foram 01 – 31 – 38 – 40 – 45 – 60
Atletas de MS brilham na 10.ª etapa do Circuito Nacional de Vôlei de Praia
No Top 16, Arthur Mariano sagrou-se campeão, enquando Vic Lopes ficou com a prata. No Aberto, Aninha ficou com o título da etapa
Domingo terá cinco pontos de interdições em vias para realização de obras e eventos
Trânsito será bloqueado pela Agetran e motoristas são orientados a procurarem rotas alternativas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.