Pular para o conteúdo
Política

Prisão cautelar separada para guardas de MS é rejeitada e 10 projetos são aprovados na CCJR

Outros 17 projetos foram distribuídos para análise durante a sessão
Mariane Chianezi, Evelin Cáceres -
Sessão na CCJR (Luciana Nassar, Alems)

A reunião da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) desta quinta-feira (17) aprovou 10 projetos e rejeitou um, de autoria do deputado Neto (PSD), por vício de constitucionalidade. O deputado pedia que prisões cautelares de agentes de segurança pública, como guardas municipais, fossem separadas dos demais custodiados. Outros 17 projetos foram distribuídos.

De relatoria de Antônio Vaz (Republicanos), foram aprovados o Projeto de Lei 209/2023, de autoria do deputado João Cesar Mattogrosso, que declara de Utilidade Pública Estadual a Associação de Proteção Animal Sueli Craveiro – Cão Feliz, com sede e foro no Município de recebeu parecer favorável do relator Antonio Vaz e segue para a Ordem do Dia.

Da mesma forma, Vaz relatou favoravelmente ao Projeto de Resolução 26/2023, de autoria do deputado Neno Razuk (PL), que concede Comenda do Mérito Legislativo a quem especifica e ao Projeto de Lei 23/2023, de Renato Câmara (MDB), que cria a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo em homenagem aos participantes e pioneiros dos clubes de Desbravadores e Aventureiros do Mato Grosso do Sul. Ambos também seguem ao expediente para a Ordem do Dia.

Junior Mochi (MDB) aprovou o Projeto de Lei 167/2023, de autoria do deputado Gerson Claro (PP), que altera a redação e acrescenta dispositivo à Lei 3.637, de 4 de fevereiro de 2009, que institui o Programa Permanente de Combate aos Trotes Telefônicos aplicados contra os serviços de atendimento às chamadas de emergência; Projeto de Lei 213/2023, de autoria de Pedrossian Neto, que, declara a região de Tarapacá, Norte do Chile, Estado Irmão de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências, para criar cooperação bilateral, tanto científica quanto econômica. A proposta segue expediente para votação em plenário.

O deputado rejeitou o Projeto de Lei 196/2023, também de autoria de Pedrossian Neto, seguido pelos presentes, por apresentar vício de constitucionalidade e juridicidade. A proposta visa estabelecer providências quanto às prisões cautelares e ao cumprimento de pena dos guardas civis municipais e demais agentes de segurança pública municipal, recolhendo-os a estabelecimentos especiais, separados dos demais custodiados, e dá outras providências. A matéria aguarda voto de suplente de Pedrossian. Se a favor do relatório contrário, será arquivada. Se contrária ao relator, segue para análise do plenário – siga a tramitação no Sistema Legislativo.

A presidente da CCJR, Mara Caseiro (PSDB), emitiu três pareceres favoráveis. Primeiro ao Projeto de Decreto Legislativo 16/2023, de autoria da Mesa Diretora, que aprova indicação de membros para integrarem o Fórum Deliberativo do MS (MS-INDÚSTRIA), para mandato de dois anos, período 2023-2025. Por aprovação dos presentes, a matéria segue expediente para votação na Ordem do Dia.

Projeto de Lei 217/2023, de autoria do deputado (PDT), que institui o Mês Julho Âmbar, como mês de conscientização do luto parental em Mato Grosso do Sul, também segue ao expediente com relatório favorável de Mara Caseiro, que também analisou favoravelmente ao Projeto de Resolução 24/2023, de Junior Mochi, que concede a Comenda do Mérito Legislativo a quem específica. A proposta segue expediente para Ordem do Dia.

Por fim, Pedro Pedrossian Neto emitiu relatório favorável ao Projeto de Lei 218/2023, de autoria do Poder Judiciário, que altera a redação de dispositivos da Lei Estadual 3.687, de 9 de junho de 2009, que cria cargo de técnico de nível superior, provido por servidor com qualificação em antropologia. Segundo justificativa, Mato Grosso do Sul soma mais de 80,4 mil habitantes indígenas, de nove etnias e que já 402 indígenas recolhidos nos estabelecimentos penais, bem como 22 adolescentes indígenas internados. Com anuência dos presentes ao relatório, a matéria segue ao expediente.

Projeto de Lei 206/2023, Gleice Jane, que estabelece o Dia Estadual da Consciência sobre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis, suas abordagens para detecção, tratamento e prevenção, e dá outras providências, também recebeu parecer favorável de Pedrossian Neto e segue ao expediente para a Ordem do Dia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: parte de árvore da Orla Morena cai sobre veículos na Avenida Noroeste

Internacional busca a igualdade com o Bahia em 1º duelo entre brasileiros na Libertadores 2025

Homem é preso por abusar de sobrinha de cinco anos

Palmeiras vacila, mas encontra gol no acréscimo e bate o Sporting Cristal na Libertadores

Notícias mais lidas agora

Mais de uma década depois, juiz inocenta 11 em sentença da Coffee Break

Detran-MS reajusta contratos e pagará R$ 44,6 milhões à empresa investigada pela PF

Motoristas envolvidos em racha que matou jovem e feriu cinco são condenados em júri popular

Itamaraty dialoga com Paraguai para reduzir crise sobre espionagem

Últimas Notícias

Loterias

Bolão e aposta simples em MS acertam quina da Mega e faturam mais de R$ 200 mil

Os números sorteados foram: 05 - 14 - 19 - 29 - 30 - 54

Esportes

Flamengo joga mal, mas derrota Deportivo Táchira na estreia da Copa Libertadores

Time rubro-negro pouco produziu nos primeiros 15 minutos

Polícia

Após denúncia com imagens de câmera, homem é preso por agredir esposa em via pública

Denunciante encaminhou vídeo da agressão

Polícia

Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em MS prende casal com 8 kg de cocaína

A droga estava escondida nos pneus de uma caminhonete