Prefeitura veta projeto de reorganização do Serviço de Inspeção em Campo Grande
Projeto foi aprovado pelos vereadores e vetado nesta sexta-feira (1)
Dândara Genelhú –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Prefeitura de Campo Grande vetou o projeto de lei que dispõe sobre a reorganização do Serviço de Inspeção Municipal. O veto total consta em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) desta sexta-feira (1).
Conforme o Executivo, o projeto apresenta “inconstitucionalidade formal propriamente dita, por violação de regras de iniciativa, já que viola prerrogativas do Executivo”. Assim, disse que a matéria “afronta ao princípio da separação de Poderes, insculpido no artigo 2º da Constituição Federal”.
A Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei 11.043/23, de autoria da Mesa Diretora. A matéria permite que as empresas do segmento do comércio varejista de gêneros alimentícios (mercados, minimercados, mercearias, supermercados e hipermercados), açougues, padarias e venda de frios que comercializam produtos de origem animal apenas em seus próprios estabelecimentos.
Assim, autoriza que estes estabelecimentos se submetem às resoluções RDC 216 e 275 da ANVISA, bem como os empreendimentos que processam produtos de origem animal não comestíveis, não estão sujeitos a inspeção prevista nesta Lei.
Conforme o texto, o objetivo é reduzir a burocracia, considerando que os estabelecimentos já passam por inspeção da Vigilância Sanitária, não havendo a necessidade de outra fiscalização.
Legislação prevista no projeto
A nova legislação fixa normas de inspeção e fiscalização no Município de Campo Grande, no que tange aos aspectos industriais e sanitários dos produtos de origem animal, comestíveis e não. Em abril, os vereadores aprovaram o projeto de reorganização do SIM, adequando a legislação municipal a leis e decretos federais. Constam na norma vários detalhes sobre a fiscalização e inspeção dos produtos de origem animal. No entanto, durante a fase de regulamentação, algumas alterações estão sendo debatidas.
Pela lei, a Sidagro fica responsável pela inspeção e fiscalização municipal. As regras buscam incentivar a melhoria da qualidade sanitária dos produtos produzidos, proteger a saúde do consumidor, promover o desenvolvimento do setor agropecuário, promover um programa de combate à clandestinidade no município, além de promover um programa de capacitação de todos os atuantes na cadeia produtiva, desde a equipe do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), empreendedores e consumidores.
Notícias mais lidas agora
- Motorista de Fusca que ficou destruído ao bater em ônibus na Guaicurus não tinha CNH
- Funcionária encontra feto dentro de vaso sanitário em restaurante na BR-163 em Campo Grande
- Morto com tiro na cabeça em rodovia era suspeito de roubo de joias avaliadas em R$ 1 milhão
- Homem morre na Santa Casa após sofrer descarga elétrica durante conserto em Campo Grande
Últimas Notícias
Boicote não chega na gôndola e rede Carrefour de Campo Grande segue abastecida com carne
Carrefour emitiu nota se retratando sobre a situação
Mulher é presa ao ameaçar namorado com arma de fogo depois de descobrir traição em Campo Grande
Mulher negou ser dona da arma, mas confessou que ameaçou namorado depois de descobrir traição
Mulher reage a assalto e é agredida com chutes na cabeça por dupla em moto no Parati
Ladrões levaram a bolsa da vítima
Aos amantes da arte: Galeria Mara Dolzan, com 40 anos de história, inaugura ampliação em Campo Grande
Galeria se consolidou como pioneira na difusão das artes plásticas em Mato Grosso do Sul
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.