O Ministro do Turismo, Celso Sabino, diz que o mundo está de olho no Pantanal e alega ser favorável ao estudo da primeira lei de preservação ao bioma sul-mato-grossense. Nesta manhã de segunda-feira (28), Sabino cumpriu agenda no Bioparque, em Campo Grande.

“A partir do momento que você apresenta uma alternativa para desenvolvimento do Estado, renda e empregos para a população que vive nessas regiões, a gente consegue explorar o turismo com a preservação do meio ambiente. Estamos realizando parcerias junto com o Ministério do Meio Ambiente para explorarmos o turismo com projetos sustentáveis. O mundo está de olho nas mudanças climáticas, no Pantanal e na Amazônia”, disse.

Celso visita Campo Grande para apresentar o “MTur Itinerante” ao Estado. O evento conta com a apresentação de ações como a oferta de financiamento por meio do Fungetur (Fundo Geral de Turismo), que proporciona crédito com condições diferenciadas a empreendimentos turísticos privados.

Segundo o Ministério do Turismo, a ação do MTur apresenta a todo o país ações e programas da Pasta. Entre eles, o Fungetur, que proporciona financiamentos com condições diferenciadas a empreendimentos turísticos privados. O Fungetur é operado a partir de verbas do Ministério do Turismo e possibilita, por exemplo, a realização de obras, capital de giro e a aquisição de máquinas e equipamentos.

O “MTur Itinerante” também inclui a exposição de serviços como o registro no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), que promove o ordenamento e a formalização de atividades do setor.

Diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, diz que o encontro desta manhã também tem como objetivo mostrar ao ministro todo trabalho realizado pelo turismo do Estado.

“Ele é Ministro há pouco tempo e nós vamos mostrar todo trabalho já realizado pelo trade turístico e pensar em projetos futuros. O objetivo é trocar informações com o ministro e mostrarmos o que já fizemos nos últimos anos”, disse o diretor.