O deputado estadual Rafael Tavares (PRTB) apresentou proposta de projeto de lei que cria Rota Turística do Tiro Desportivo em Mato Grosso do Sul. O parlamentar justificou que o projeto é para fortalecer esse público em MS.

Conforme a proposta, além de fortalecer os CACs (Colecionadores, Atiradores e Caçadores), a proposta também quer agregar como novo atrativo turístico para o Estado. “O Município que deseja participar da Rota deve pedir o cadastro perante a Secretaria Estadual de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, que emitirá certificado, bastando o cumprimento dos requisitos objetivos”, detalha projeto.

Tavares explica que o projeto é inspirado em evento realizado no Texas, nos Estados Unidos, que faz turismo de armas e atrai admiradores.

“[O Texas] recebe turistas em busca de eventos ligados ao tiro esportivo e tornou uma indústria lucrativa nos Estados Unidos: o turismo de armas. As empresas com estandes de tiro exploram, ao máximo, esse mercado, sediando casamentos e vendendo camisetas de souvenir cheias de buracos de projéteis”, detalha.

Além disso, o deputado pontua no projeto que o número armamentista no Brasil cresceu nos últimos anos e que se tornou ‘um estilo de vida’. “Para esse público pujante de apreciadores de armas, o mercado tem oferecido cada vez mais serviços, como Clubes de Tiro de luxo com funcionamento 24 horas, treinamento exclusivo para mulheres e até hotel rural, com espaços para a prática de ‘tiroterapia em família’”, pontua.

O projeto segue em tramitação e terá análise da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). O deputado teve em maio a proposta para a criação do Dia do CAC aprovado por maioria dos parlamentares durante votação em 1ª discussão na Casa.