Pular para o conteúdo
Política

Indígenas de Mato Grosso do Sul protestam na Assembleia contra votação do marco temporal

Durante a tarde, a mobilização será na praça Ary Coelho
Evelin Cáceres, Mariane Chianezi -
Protesto na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

Movimentos indígenas e apoiadores fazem protesto nesta terça-feira (30) contra a aprovação do PL 490, que trata do marco temporal, a ser votado hoje em . Durante a tarde, a mobilização será na praça Ary Coelho.

A mobilização é feita pela APIB (Articulação dos Povos Indígenas do ), Conselho Terena, Kuñangue Aty Guasu, Aty Guasu, movimentos sociais. Segundo a Articulação, a aprovação do projeto de lei é danosa porque torna lei a tese do marco temporal, que inviabiliza demarcação de territórios indígenas após 1988, ou seja, apenas quem estava na terra nesta data terá direito ao seu reconhecimento.

Também por transferir a competência para a demarcação de terras indígenas do poder executivo para o poder legislativo, violar o direito de consulta livre, prévia e informada aos povos indígenas, permitindo a implantação de mineração e grandes empreendimentos em seus territórios, possibilitar à União tomar áreas reservadas aos indígenas quando verificada a “alteração dos traços culturais da comunidade ou por outros fatores ocasionados pelo decurso do tempo” e flexibilizar e desrespeitar a política indigenista do não contato com os povos indígenas isolados.

Para a coordenadora executiva da APIB, Val Eloy Terena, a aprovação do PL 490/07 é um retrocesso sem precedentes para os direitos dos povos indígenas. “ é um estado que tem um grande histórico de violência contra os povos indígenas, principalmente com os Guaranis Kaiowá, logo os políticos daqui não podem se eximir dessa pauta e devem se mobilizar para garantir nossos direitos”, pontua.

“Essa aprovação fará com que o agronegócio avance ainda mais sobre nossas terras, este que já causa uma enorme destruição. Temos a segunda maior população indígena do país e isso não nos trará benefício nenhum. Essa mobilização é para dar o recado e dizer que estamos atentos a nossos direitos e prontos para lutar, tudo o que conquistamos até hoje foi assim, na base do nosso próprio movimento. O movimento indígena continua aqui, atento!”, destaca Val Eloy.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PF abre concurso para preenchimento de mil vagas em cinco cargos

br-163

Para Zé Teixeira, Governo Federal deveria duplicar a BR-163 para ‘conservação’

Tom Cruise quer atuar por mais quatro décadas

Show de Alok no Pacaembu promete pirotecnia, drones e inovação

Notícias mais lidas agora

trechos urbanos br 163 campo grande ms

Concessão bilionária terá que resolver trechos urbanos, considerados os mais perigosos da BR-163

Prefeita Adriane Lopes

Com voto do relator pela absolvição, julgamento da chapa de Adriane fica para semana que vem

Superlotada, Santa Casa restringe atendimento na pediatria 

Inspiração em alta-costura mexicana e 700 horas de trabalho: o vestido Dior da atriz Natalie Portman em Cannes 2025

Últimas Notícias

Loterias

Apostas de Goiânia e Caraguatatuba levam R$ 103 milhões na Mega-Sena

Os números sorteados foram: 02 - 25 - 30 - 39 - 47 - 51

Polícia

Acusada de matar amante e furtar R$ 35 mil junto com comparsa é condenada a 19 anos de prisão

Ela teria planejado matar Valdomiro após ele ameaçar expor o relacionamento ao marido dela

Polícia

Dois são presos por invadir casa e roubar morador mediante ameaças

O crime ocorreu por volta das 06h30min de hoje

Brasil

Gripe aviária: há seis investigações de suspeita da doença em andamento

Duas investigações são em plantas comerciais