Nesta sexta-feira (3), o governador Eduardo Riedel (PSDB) empossou Herculano Borges como diretor-presidente da Fundação de Esporte do Estado. O ex-deputado será responsável por conduzir os projetos da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).

Durante a posse, na Governadoria, Herculano afirmou que dará sequência aos programas e projetos do Estado. “Vamos dar sequência a programas e projetos importantes do Estado, junto com o governador Eduardo Riedel”, disse.

Além disso, destacou que trabalhará pela inclusão nos esportes. “Nós teremos como um dos objetivos a questão da inclusão, dispor de projetos para tornar o esporte mais inclusivo. Também estou animado para fomentar o esporte na periferia e fazer o que a gente sempre sonhou para o setor”, afirmou.
Por fim, também participaram da posse os secretários Marcelo Miranda da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) e Eduardo Rocha da Casa Civil.

Autarquias e órgãos vinculados

O Estado tem 25 autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. Desses órgãos vinculados, algumas têm estatuto próprio e eleição interna. Então, é o caso da Agems (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos), Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia) e UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

Agems e Fundect têm como diretores-presidentes Carlos Alberto de Assis e Márcio de Araújo Pereira, respectivamente. Assim, o reitor da UEMS é Laércio Alves de Carvalho. Apesar dos nomes serem indicados pelo governador, os três tiveram seus nomes aprovados internamente ou pela Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).