Pular para o conteúdo
Política

Governador de MS avalia como inaceitável ‘depredação de patrimônio público’ em Brasília

Chefes do Executivo ofereceram envio de tropas ao DF
Adriel Mattos -
Brasília
Montagem: Alems e Agência Brasil

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), avaliou como “inaceitável” a manifestação deste domingo (8) em (DF), que culminou na invasão do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF (Supremo Tribunal Federal). As forças de segurança já retomaram a Praça dos Três Poderes.

“É inaceitável na nossa o uso da violência, o vandalismo e a depredação de patrimônio público e privado em quaisquer tipos de manifestações. Não podemos aceitar a afronta à democracia e ao Estado democrático de direito”, publicou o governador nas redes sociais.

O presidente da República, Luiz Inácio da Silva (PT), decretou intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal.

Governadores oferecem envio de tropas

O Fórum Nacional de Governadores ofereceu o envio de policiais para ajudar na recuperação da segurança na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes. A entidade fez uma reunião de emergência na tarde de hoje (8), após extremistas invadirem as sedes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para pedir a anulação das últimas eleições presidenciais.

O encontro reuniu tanto governadores como secretários estaduais de Segurança Pública. O Fórum Nacional de Governadores também emitiu uma nota de repúdio aos atos antidemocráticos na área central de Brasília.

Leia a nota da entidade:

“O Fórum Nacional de Governadores externa sua absoluta repulsa ao testemunhar os gravíssimos e inaceitáveis episódios registrados hoje no Distrito Federal, os quais revelam a invasão da Praça dos Três Poderes, seguida da ilegal vandalização das dependências do Palácio do Planalto, do e do Supremo Tribunal Federal por manifestantes golpistas, irresignados com o resultado das eleições legitimamente encerradas no País, e publica a presente nota de apoio à democracia, condenando quaisquer atitudes violentas e posturas irresponsáveis que ponham em risco a integridade do estado democrático de direito.

As governadoras e os governadores brasileiros, colocando-se à disposição para o envio de forças militares estaduais destinadas a apoiar a situação de normalidade nacional, exigem a apuração das origens dessa movimentação absurda e a adoção de medidas enérgicas contra os extremistas e aqueles que permitiram, por negligência ou conveniência, tal situação, bem como a subsequente penalização de seus responsáveis.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Moradores do Tijuca reclamam baixa pressão na água; concessionária alega manutenção

Aos 79, Walter encontra nas belezas do bioparque memórias da juventude na fazenda

‘Grande milagre’: família comemora melhora no estado de saúde de menina queimada com chapa em MS

Cavalo abandonado em praça no Jardim Batistão mobiliza moradores

Notícias mais lidas agora

Com R$ 410 na conta, Claudinho Serra morava em apartamento de luxo e andava de caminhonete

Viagem frustrada para ver time do coração acaba em processo e indenização de R$ 5 mil em MS

Clínica veterinária famosa de Campo Grande é denunciada por negligência e ‘sumiço’ de corpos

VÍDEO: Bombeiros utilizam aeronave para apagar incêndio em vegetação na saída para Rochedo

Últimas Notícias

Polícia

Homem quebra cabo de vassoura na companheira e vai preso em Campo Grande

Companheiro quebrou um cabo de vassoura na coxa esquerda da mulher na manhã deste sábado (20)

Le Blog Maria Antonia

Obra de Picasso desaparecida há 80 anos reaparece em Paris

Após oito décadas fora dos holofotes, um quadro de Pablo Picasso voltou a surpreender o mundo da arte. Trata-se de “Busto de uma Mulher com Chapéu Florido”, pintado em 1939 e finalizado durante a ocupação alemã de Paris. A tela, que retrata a fotógrafa e musa do artista, Dora Maar, estava desaparecida desde 1944, quando … Continued

Trânsito

VÍDEO: Motociclista morre ao ser arremessado após acidente com carro em Corumbá

Motociclista foi socorrido e encaminhado ao hospital, mas faleceu horas depois neste sábado (20)

MidiaMAIS

Festival Mais Cultura promove oficinas, palestras e atividades culturais gratuitas a partir de segunda-feira 

Confira a programação completa das atividades