Lula sobe rampa e recebe faixa presidencial de criança, mulher, negro, indígena e idoso

Jair Bolsonaro viajou para Orlando, nos Estados Unidos, e não participou do ato simbólico

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
lula
Lula com a faixa presidencial (Foto: Reprodução/ Agência Brasil)

Durante cerimônia de posse do Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (1º) o ato simbólico da passagem da faixa presidencial foi feita por representantes do povo brasileiro, após a tradicional subida da rampa do Palácio do Planalto.

Na companhia da primeira-dama Janja, do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), a vice-primeira-dama Lu Alckmin, da cachorrinha do presidente, Resistência, e de representantes das minorias presentes na sociedade brasileira, Lula subiu a rampa do Planalto.

Após receber a faixa das ‘mãos’ do povo brasileiro, o Hino Nacional foi cantado pela multidão que acompanha a cerimônia. Lula ainda faz o discurso no Parlatório e cumprimenta os chefes de Estado e de Governo presentes.

Tradicionalmente, a faixa presidencial é passada pelo mandatário que está deixando o cargo para o novo presidente. Neste ano, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) viajou para Orlando, nos Estados Unidos, e não participou do ato simbólico.

A estimativa é que os protocolos se encerrem até 17h30 (horário de MS), para que comecem os shows programados para a Esplanada. Às 18h30 (de MS), está prevista recepção às delegações estrangeiras no Palácio do Itamaraty.

Lula
Lula com a faixa presidencial (Foto: Reprodução/ Agência Brasil)

Lula saiu do Congresso Nacional, após assinar o termo de posse e discursar, e esteve no gabinete do presidente do Congresso e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O presidente saiu do Congresso pelo Salão Negro e recebeu as honras militares na rampa do prédio, mas sem tiros de canhão, devido a um pedido feito pela primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja.

lula
Lula recebeu honras militares (Foto: Reprodução/ Agência Brasil)

Conteúdos relacionados

Pantanal de MS
taquarussu prefeitura de taquarussu