Nesta quinta-feira (19), o Governo de Mato Grosso do Sul nomeou Washington Willeman de Souza como diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). A nomeação consta no DOE (Diário Oficial do Estado).

Assim, ele exercerá o cargo em comissão de Administração Superior e Assessoramento, símbolo CCA-03. Washington é presidente do Sintegra-MS (Sindicato dos Trabalhadores em Instituições de Extensão Rural, Pesquisa, Assistência Técnica, Serviços Agropecuários e Afins).

Ele tomou posse em agosto de 2020 para triênio até 2023. A nomeação vem após o PT (Partido dos Trabalhadores) aceitar compor o Governo de MS.

Durante as conversas com a atual gestão do Estado, o diretório estadual entregou uma lista com indicados para Agraer e subsecretarias.

PT mantém independência

Ao Jornal Midiamax, o presidente estadual do partido, Vladimir Ferreira, disse que o PT seguirá independente na Alems (Assembleia Legislativa do Estado de MS). “Decidimos aceitar essa composição no governo, mantendo nossa independência. Tivemos o compromisso de ter orçamento estadual”, comentou.

As subsecretarias de políticas públicas para Mulheres, Igualdade Racial, População Indígena, Juventude, LGBT+, Pessoas com Deficiência, Pessoas Idosas e Assuntos Comunitários são vinculadas à Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).

Os cargos estão vagos desde 1º de janeiro. Assim, o diretório apresentaria as indicações na segunda-feira (16).

Então, os deputados do PT na Alems, até a semana passada, deveriam compor base, “mas com liberdade de manter a criticidade” em eventuais projetos discordantes.