Pular para o conteúdo
Política

Dedicou sua vida por um país justo, diz Lula ao lamentar morte de Amarildo Cruz

Presidente da República disse que falecimento é “a precoce partida do companheiro”
Adriel Mattos -
Amarildo Cruz
Amarildo Cruz entregou o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense a Lula, que veio a Campo Grande em 2013. (Foto: Arquivo, Alems, Gleice Carpi)

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lamentou neste sábado (18), a morte do deputado estadual de Mato Grosso do Sul, Amarildo Cruz (PT). Ele faleceu na sexta-feira (17) e será velado hoje na cidade natal, Presidente Epitácio (SP).

Em publicação nas redes sociais, ele lamentou “a precoce partida do companheiro” e externou pêsames aos familiares e amigos. “Dedicou sua vida na defesa do meio ambiente, dos trabalhadores e na luta por um país mais justo”, comentou.

Políticos do Brasil lamentam morte

Ontem à tarde, a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), também se manifestou sobre a morte do colega de partido. Ela lembrou a trajetória dele em publicação nas redes sociais.

“Como deputado estadual militou na defesa do meio ambiente, igualdade racial, moradia popular e pela saúde pública. Meus sentimentos aos familiares a amigos. Amarildo, siga em paz”, escreveu.

Hoje pela manhã, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, cumpre agenda de compromissos públicos no Estado e também comentou. “Amarildo foi um dos fundadores do PT no MS e um grande defensor das políticas afirmativas. Perdemos um grande aliado”, destacou.

Velório na Alems

Amarildo Cruz foi velado no Palácio Guaicurus, onde trabalhou por quase duas décadas. Amigo do petista, (PT) o homeneageou cantando “Noites Traiçoeiras” e reforçou o legado que fica. 

“A voz de Amarildo ainda ecoa nos corredores da Assembleia, pois aqui ele defendeu o que acreditava. Ele não passou por esta Casa de forma despercebida e seu trabalho não acaba aqui, nós vamos continuar a sua luta por justiça social, defendendo as minorias, combatendo o racismo e pelo meio ambiente. Amarildo entra para história, pois escolheu lutar pelas questões mais essenciais da vida. O que conforta os nossos corações é que ele está com Deus”, disse.

O deputado federal Vander Loubet (PT) destacou que espera que Amarildo inspire outras pessoas. “Ele sabia trabalhar com as convergências em condições firmes. Um grande debatedor e um grande homem para nosso partido. Que muitos Amarildos possam nascer a partir do legado deixado por este amigo”, ressaltou.

Vida e carreira de Amarildo Cruz

Paulista de Presidente Epitácio, Amarildo Valdo da Cruz chegou a Mato Grosso do Sul aos 18 anos, em 1981, após ser aprovado em concurso para fiscal tributário estadual. É graduado em Direito e em Ciências Contábeis, pós-graduado em Gestão Pública e especialista em Ciências de Direito.

Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 1984. Foi um dos fundadores e presidiu o Sindifiscal/MS (Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado). No Governo do Estado, foi superintendente da Central de Compras.

Entre 2003 e 2006, foi diretor-presidente da (Agência de Habitação Popular), na gestão de José Orcírio dos Santos, o Zeca do PT. Deixou o cargo para concorrer a deputado estadual, sendo eleito pela primeira vez.

Na eleição seguinte, em 2010, ficou apenas como primeiro suplente. Assumiu a superintendência do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no Estado em 2011.

Dois anos depois, foi convocado para assumir uma cadeira na Assembleia. Em 2014, conquistou mais um mandato nas urnas. Nesta legislatura, foi 2º secretário da Mesa Diretora.

Nas eleições de 2018, ficou novamente como suplente. Neste período, comandou a Unidade de Educação Fiscal da (Secretaria de Estado de Fazenda).

Foi empossado para o quarto mandato em 2021, após a morte do então deputado Cabo Almi, e na ocasião, se aposentou como fiscal tributário após 39 anos. No último pleito, em 2022, foi reeleito.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Caminho do Acordo’ realiza mais de 600 atendimentos na Aldeia Te’yi´kue

Mesmo criticado, Grêmio mantém os 100% na Sul-Americana e Vasco vence a 1ª em São Januário

Motorista é preso na BR-262 com 25 Kg de cocaína que levaria a MG

Corinthians sai no lucro com gol no fim e empata com América em Cali pela Sul-Americana

Notícias mais lidas agora

Após licitação marcada por denúncias, MPMS vai pagar R$ 24,6 milhões em data center

Evento realizado na Santa Casa

Com déficit de R$ 13 milhões e superlotação, Santa Casa atribui crise ao subfinanciamento do SUS

Autor de feminicídio a golpes de pá contra a própria mãe fica em silêncio durante audiência

Bolsonarismo abre trincheira na Câmara contra PEC da Segurança, aposta do governo Lula na área

Últimas Notícias

Polícia

Polícia Rodoviária Federal apreende 133 Kg de skunk em Corumbá

Questionado sobre as informações da viagem e da carga

Brasil

Receita recebe mais de 10 milhões de declarações do IR

O número equivale a 21,69% do total esperado para este ano

Polícia

Polícia recupera motocicleta furtada e prende dupla por receptação e tráfico de drogas

Ambos foram presos em flagrante pelos crimes de receptação e tráfico de drogas

Brasil

Relator do marco temporal, Mendes recebe representantes de indígenas

Mendes é relator das ações protocoladas pelo PL