Pular para o conteúdo
Política

Blocos definem membros da principal comissão da Assembleia de MS

Deputados também apresentaram nomes para outros colegiados da Casa
Adriel Mattos, Mariane Chianezi -
Assembleia alems
Imagem ilustrativa. (Foto: Arquivo/Alems).

Os dois blocos parlamentares na Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) definiram nesta terça-feira (28) os indicados para a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), principal colegiado da Casa de Leis. A partir daí é que os deputados estaduais devem começar a votar projetos de lei.

O líder do G10, Marcio Fernandes (MDB), anunciou os nomes de Antonio Vaz (Republicanos), Junior Mochi (MDB) e (PSD). “O Bloco 1, o G10, terá três vagas. Quem vai presidir depende de cada um pedir os votos”, afirmou Marcio.

O Bloco 2, ainda não nominado, apresentou os nomes de Mara Caseiro e João César Mattogrosso, ambos do PSDB. Os dois grupos também formalizaram as indicações para as outras comissões da Alems.

Presidência da CCJR

Antes mesmo dessa escolha, já havia disputa pelo comando da CCJR. Mara Caseiro já tinha se colocado como candidata à presidência do colegiado, e Junior Mochi chegou a recuar para evitar uma disputa.

Com a definição, o presidente da Alems, (PP), cobrou que os colegas definam quem presidirá a CCJR imediatamente para analisar dois projetos de decreto legislativo para reconhecimento do estado de em duas cidades.

“Estamos distribuindo agora de estado de calamidade, decretos emergenciais para Ponta Porã e . Precisaríamos que a comissão emitisse o parecer ainda hoje [sobre presidência] para que amanhã colocássemos na Ordem do Dia”, declarou.

Os projetos ainda não constam no SGPL (Sistema Gestor de Projetos de Lei).

Pauta travada com comissões vazias na Assembleia

A Casa de Leis está analisando apenas projetos da legislatura passada, já que a definição da composição das comissões levou bastante tempo de articulação. Ao fim das conversas, ficaram definidos três grupos.

O Bloco 1 será composto por MDB, PL, Podemos, Republicanos, PP e PSD e terá como líder o deputado Marcio Fernandes (MDB). Já o Bloco 2 terá PSDB, União e PDT, tendo como líder Jamilson Name (PSDB) e vice-líder Lia Nogueira (PSDB).

O líder do PT será Amarildo Cruz e o vice-líder, Zeca do PT. Lídio Lopes (Patriota), João Henrique Catan (PL) e Rafael Tavares (PRTB) ficarão independentes.

Antes da definição, os projetos ficaram parados em plenário, levando à discussão apenas de matérias anteriores a 2023.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
gatos

Superpopulação de gatos abandonados vira transtorno em condomínio na Vila Florio

Cirurgia de Bolsonaro tem previsão para durar 6 horas

Papa Francisco faz nova aparição e surpreende fiéis; veja como foi

Governo buscará retomar pauta de regulação das redes no Congresso

Notícias mais lidas agora

Rota do Tráfico: Apreensão de drogas mais que dobra no primeiro trimestre em Mato Grosso do Sul

Sofrência garantida: chuva dá trégua e público corre para assistir show de Hugo e Guilherme na Expogrande

Com direito a ‘olé’, Palmeiras vence fácil rival Corinthians por 2 a 0

Carpinteiro que perdeu sustento da família em incêndio no Caiobá ganha máquina nova

Últimas Notícias

Transparência

Governo Federal prorroga prazo para entrega de reservatório de água em aldeia de Nioaque

Antiga caixa d'água da aldeia foi danificada e reservatório vai substituí-la

Política

CPI do Consórcio entra na última semana da 1ª fase e se prepara para oitivas

Canal de denúncias da CPI já recebeu quase 300 denúncias sobre o transporte público

Emprego e Concurso

Seguem abertas as inscrições para concursos do IFMS com salários de até R$ 13 mil

Prova objetiva será aplicada no dia 25 de maio de 2025

Trânsito

Em zigue-zague, carro bate em caminhão prancha e criança morre na BR-267 em Nova Alvorada do Sul

Um grave acidente aconteceu na manhã deste domingo (13) em Nova Alvorada do Sul, cidade a 120 km de Campo Grande.  Uma criança, ainda não identificada, foi arremessada para fora do veículo e morreu. O acidente aconteceu na BR-267. A mãe, assim como outras três vítimas, incluindo outra criança, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros … Continued