Pular para o conteúdo
Política

Audiência pública na Câmara discute lei de saúde mental e moradores em situação de rua

Campo Grande deve ter novo CAPS neste ano, disse coordenador da rede de atenção psicossocial da Sesau
Mariane Chianezi -
Foto: Mariane Chianezi/Midiamax

Municipal de  realizou, nesta segunda-feira (6), audiência pública para discutir sobre o tema “A saúde mental que queremos para Campo Grande – Lei das Diretrizes da Saúde Mental”. A Lei 7.000 de 13 de janeiro de 2023 está em vigor e na audiência foram discutidas medidas para promover a saúde mental dos moradores, principalmente os que vivem em situação de rua.

Além do vereador Victor Rocha (PP), presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara, estavam presentes a coordenadora do Núcleo da Saúde da Defensoria Pública, Eni Maria Sezerino Diniz, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Auxiliadora Villalba Fortunato, a presidente da Santa Casa, Alir Terra, e Eduardo Araujo, coordenador da rede de atenção psicossocial da Sesau. Também estiveram presentes os vereadores (PTB), Tabosa (PDT) e (PSD).

O vereador pontuou que esta foi a terceira audiência pública para discutir a questão em Campo Grande e pontuou a importância da lei. “Nós tínhamos uma grande discussão, de que Campo Grande precisava de um programa que tratasse da saúde mental. Conversamos, discutimos em audiência, linha por linha, e finalmente saiu a lei”, disse.

O secretário de saúde municipal, Sandro Benites, foi convidado para a audiência pública, mas não compareceu. Representando a Sesau, o coordenador do CRAPS, Dr. Eduardo, disse que a lei é um marco para Campo Grande e que, ainda neste ano, mais um CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) deve ser inaugurado.

“Procuramos prestar ao máximo o melhor atendimento aos nossos pacientes. Hoje, Campo Grande é referência nacional na estrutura de saúde mental. Atualmente temos 6 CAPS, um para criança e adolescente, um para álcool e droga, e temos 4 para adultos e idosos”, disse.

O vereador Tabosa, em sua fala, criticou a existência de apenas um Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) e a falta de concursos públicos de profissionais que possam acompanhar os moradores de rua.

O presidente da comissão, Victor Rocha, relatou que haverá a sugestão à Prefeitura Municipal de processos seletivos para que ocorram mais contratações de profissionais que possam acompanhar os pacientes em vulnerabilidade mental e de concurso público de profissionais efetivos.

Lei Municipal de Saúde Mental

No dia 13 de janeiro, foi sancionada a Lei Municipal de Saúde Mental, de autoria do vereador Dr. Victor Rocha, que visa estabelecer diretrizes da Rede de Atenção Psicossocial para Pessoas Acometidas de Sofrimento e Transtorno Mental no Município de Campo Grande.

Para o Vereador Dr. Victor Rocha, “com certeza é uma grande conquista, ter a Lei 7.000 de 13 de janeiro de 2023 publicada, além de um ganho para o município de Campo Grande, principalmente para os pacientes que são acometidos de sofrimento mental, seja com uma doença mental ou em função de abuso de álcool e drogas. É muito importante esse fortalecimento das ações da rede do psicossocial”.

Os direitos e a proteção das pessoas acometidas de transtorno mental de que trata esta Lei são assegurados sem qualquer forma de discriminação quanto à etnia, cor, sexo, orientação sexual, religião, opção política, nacionalidade, idade, constituição familiar, recursos econômicos e ao grau de gravidade ou tempo de evolução de seu transtorno, ou qualquer outra.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

IFMS convoca estudantes para preencherem vagas remanescentes de curso preparatório

frio

Sem trégua, feriadão em MS será de chuva e temperaturas em queda

Furto de fios deixa Av. Manoel da Costa Lima duas semanas sem luz

chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

paixao de cristo campo grande

Confira a programação: Sexta-feira Santa celebra a Paixão do Senhor

Incêndios na região de Água Clara

MPMS instaura inquéritos contra fazendeiros por queima de vegetação nativa em MS

Últimas Notícias

Polícia

Seis técnicos são presos por desviar fios de energia para venda ilegal em Campo Grande

Autores atuavam na troca de fiação da rede elétrica de Campo Grande e revendiam os fios retirados

Emprego e Concurso

UFMS abre 48 vagas para técnico em educação na Capital e interior

As inscrições no concurso público vão de 23 de abril até 25 de maio

Cotidiano

Temporal deixa três pontos de alagamentos na BR-267; confira

Chuvas intensas deixaram rastro de destruição em várias cidades nesta Sexta-Feira Santa

Polícia

VÍDEO: Câmeras flagram jovem em ‘surto’ invadindo casa e tentando sair

PM disse que rapaz estava sob efeito de entorpecentes e invadiu 4 residências na Vila Margarida