Pular para o conteúdo
Política

Assinatura de requerimentos e reuniões em MS dominam semana da bancada federal

Parlamentares pediram criação de grupos, realização de sessões e desarquivamento de projetos de lei
Adriel Mattos -
bancada federal ms comissões
Bancada de deputados federais de Mato Grosso do Sul. (Montagem: Agência Câmara)

A bancada federal de Mato Grosso do Sul no passou a última semana assinando requerimentos e participando de reuniões com autoridades do Estado. Os parlamentares retomam as atividades após o Carnaval.

A posse da nova legislatura foi em 1º de fevereiro. Com a composição das comissões ainda sendo debatida pelos líderes, nenhum projeto foi votado, restando apenas a apresentação de matérias e a assinatura em proposições de colegas.

Reuniões da bancada em Mato Grosso do Sul

Liderada pelo deputado federal Vander Loubet (PT), a bancada percorreu em visita a autoridades. Na sexta-feira (17), os parlamentares se reuniram primeiramente com o governador Eduardo Riedel (PSDB).

Pautas como a duplicação da BR-262 e um projeto de moradia em parceria com o Minha Casa Minha Vida foram alguns dos temas debatidos.

“Apesar das nossas diferenças políticas, a bancada toda, os oito deputados federais e os três senadores, estão aqui hoje para a defesa dos interesses do Estado. Estamos respeitando as nossas diferenças para debater projetos estratégicos junto com o Executivo”, declarou Vander.

No gabinete do Parque Estadual do Prosa, foram tratadas questões como a ambiental e a parceria do projeto trifásico. “O Luz Para Todos era monofásico e essa é uma questão superada. Assentamentos e fazendas vivem em função da tecnologia nesses anos. Há demanda porque um lugar não se desenvolve sem energia. Também queremos construir um projeto de habitação em parceria com o Minha Casa, Minha Vida”, pontuou.

O término da UFN-III (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III), em Três Lagoas, a continuidade do projeto da ferrovia Malha Oeste e a duplicação da BR-262, sentido Três Lagoas, estiveram na pauta da reunião, assim como a duplicação da BR-163 e investimentos da Rota Bioceânica.

“A BR-267, alça da ponte do Rio Paraguai, já tem R$ 100 milhões garantidos. Nos comprometemos em conseguir R$ 87 milhões para a conclusão. Vamos encampar essas bandeiras para conseguirmos ajudar o Estado e aproveitar esse clima político de trabalho que está muito bom”, disse o deputado.

bancada federal
Reunião com governador foi no Parque Estadual do Prosa. (Foto: Saul Schramm/Secom-MS)

A bancada ainda se reuniu com o presidente do TJMS (Tribunal de Justiça), desembargador Sérgio Fernandes Martins, e a presidente da Amansul (Associação dos Magistrados), juíza Mariel Cavallin dos Santos.

“O Poder Judiciário de MS estará junto com a bancada, em especial nesse trabalho, porque garante recursos para que a Justiça de MS possa se desenvolver e dar vazão à prestação jurisdicional, pois somente se pode aumentar número de vara e juízes se estiver garantida a parte orçamentária. Para não ter a receita comprometida e investir no desenvolvimento dos serviços da justiça, o Judiciário tem que estar atento e somando ao trabalho da bancada”, declarou Martins.

Os parlamentares ainda conversaram com a presidente do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), desembargadora federal Marisa Santos. A corte tem sede em São Paulo (SP) e cobre também Mato Grosso do Sul. A reunião foi em Campo Grande.

O objetivo do encontro foi realizar uma apresentação aos parlamentares sobre a atuação da Justiça Federal no Estado, assim como buscar soluções para aprimorar o serviço aos cidadãos sul-mato-grossenses.

Requerimentos

A deputada federal (PT) assinou o Requerimento 165/2023, que cria a Frente Parlamentar em Defesa dos Animais. A matéria é de autoria de Fred Costa (Patriota/MG).

Camila virou co-autora ainda do Requerimento 175/2023, que institui a Frente Parlamentar Mista dos Portos Nacionais; e do Requerimento 178/2023, que cria a Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo.

A petista ainda assinou o Requerimento 193/2023, que pede a realização de uma sessão solene em 10 de outubro, Dia Nacional de Luta contra Violência à Mulher; e do Requerimento 202/2023, que institui a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde das Mulheres.

Dagoberto Nogueira (PSDB) também apoiou a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais e a realização de sessão solene em 15 de agosto, Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia e aniversário de 60 anos de fundação da CMB (Confederação das Santas Casas de Misericórdias, Hospitais e Entidades Filantrópicas), através do Requerimento 183/2023.

O tucano também assinou o requerimento que institui a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde das Mulheres e o Requerimento 192/2023, que pede a realização de sessão solene em 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Luiz Ovando (PP) também se tornou co-autor dos requerimentos de registro da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais, da sessão solene das Santas Casas e da criação da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde das Mulheres. Além disso, ele assinou o Requerimento 214/2023, que pede a reinstalação da Frente Parlamentar em Defesa do Consumidor.

Geraldo Resende (PSDB) assinou também a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais, a instituição da Frente Parlamentar Mista dos Portos Nacionais, o registro da Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo,  a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde das Mulheres e a reinstalação da Frente Parlamentar em Defesa do Consumidor.

Resende se tornou co-autor do Requerimento 176/2023, que pede a realização de sessão solene em 8 de março, Dia Internacional da Mulher; o Requerimento 181/2023, que cria a Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância; o Requerimento 182/2023, que institui a Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas.

O tucano ainda apoiou a criação da Frente Parlamentar da Segurança Pública, através do Requerimento 194/2023; e a convocação de sessão solene em 20 de março, que marca o primeiro ano de vigência da Lei Federal 14.148/2021, que instituiu o Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), assinando o Requerimento 217/2023.

Já Vander Loubet assinou o Requerimento 221/2023, que convoca sessão solene em 1º de março para celebrar o aniversário de 458 anos da cidade do , além de apoiar a reinstalação da Frente Parlamentar em Defesa do Consumidor.

Não há registro de atividades parlamentares na última semana de Beto Pereira (PSDB), Marcos Pollon (PL) e Rodolfo Nogueira (PL).

bancada federal
Senadores , Soraya Thronicke e Tereza Cristina. (Montagem: Agência Senado)

No Senado Federal, o senador Nelsinho Trad (PSD) apresentou o Requerimento 67/2023, que concede voto de congratulações à nova diretoria e ao conselho fiscal da ASMMP (Associação Sul-Mato-Grossense dos membros do Ministério Público).

Soraya Thronicke (União) apresentou o Requerimento 59/2023, que pede a realização de sessão especial em dezembro para comemorar o Dia Internacional do Direito dos Animais, que é celebrado em 10 de dezembro.

O Requerimento 61/2023 pede a convocação de sessão especial pelo Dia do Advogado, que é comemorado em 11 de agosto. Já o Requerimento 62/2023 pede a realização de sessão especial pelo Dia Nacional do Turismo, em 8 de maio.

O Requerimento 63/2023 pede sessão especial pelo aniversário de 46 anos de Mato Grosso do Sul, em 11 de outubro. Por fim, Soraya assinou o Requerimento 65/2023, do senador Sergio Moro (União/PR), para desarquivamento do Projeto de Lei 166/2018, que altera o Código de Processo Penal para disciplinar a prisão após a condenação em segunda instância.

Tereza Cristina (PP) também apoiou a realização de sessão especial pelo aniversário de 46 anos de Mato Grosso do Sul e o desarquivamento do Projeto de Lei 166/2018.

Ela ainda assinou o Requerimento 68/2023, que pede o desarquivamento do Substitutivo 6/2016, que institui o Estatuto da Segurança Privada e da Segurança das Instituições Financeiras e altera diversas leis.

Já o Requerimento 73/2023 quer o desarquivamento do Projeto de Lei 499/2018, que altera a Lei Federal 9.294/1996, para que bebidas com teor alcoólico superior a 0,5 graus Gay Lussac passem a ser consideradas bebidas alcoólicas; o Projeto de Lei 257/2017, que altera a Lei Federal 11.343/2006 para dispor sobre a divulgação de informações de prevenção do uso indevido de drogas; e o Projeto de Lei 473/2018, que altera a Lei Federal 9.294/1996 proibir a comercialização, a importação e a publicidade de dispositivos eletrônicos fumígenos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Veja os 10 golpes mais aplicados contra clientes bancários em 2024

Mudança no Código Eleitoral reduz participação feminina, diz Oxfam

Líder do PL na Câmara diz que ‘pessoalmente’ é contra a cassação de Glauber Braga

Três mulheres são presas com cocaína e maconha que seriam levadas a São Paulo

Notícias mais lidas agora

Mesmo sob mira da Corregedoria, ex-PGJ Alexandre Magno quer vaga no CNMP

Pais de bebê morta por broncopneumonia tem prisão decretada em Campo Grande

Investigadora de Polícia Civil é encontrada morta dentro de casa no interior de MS

Oposição denuncia fraude na eleição do Equador

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Resultado final do concurso dos Correios é homologado

Classificados dentro do número de vagas nos editais

Economia

Economia brasileira ficou estagnada em fevereiro, mostra prévia da FGV

O levantamento faz estimativas sobre o comportamento do Produto Interno Bruto

Polícia

VÍDEO: Incêndio destrói casa na Vila Nova Campo Grande

O incêndio pode ter sido criminoso

Polícia

Familiares procuram por Erick, desaparecido há 30 dias

Foi visto na cidade de Anastácio