A senadora Soraya Thronicke assumiu a presidência do Podemos de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (5). Ao lado do governador Eduardo Riedel (PSDB) na cerimônia, a nova presidente da legenda disse que a sigla priorizará alianças para as Eleições de 2024.

“Existe um apoio nosso de parlamentar para o governo do Estado. O governo do Estado é PSDB. Eu estou muito alinhada com o governador Eduardo Riedel e a nossa intenção é ajudar e trabalhar pelo Mato Grosso do Sul cada vez mais”, disse Soraya.

Esta era a principal queixa do ex-presidente estadual, Sérgio Murilo, após saber que a direção nacional havia escolhido Soraya para sucessão na sigla. “A grande preocupação dos filiados é que a senadora assuma o partido, que eu ajudei a construir, que hoje tem mais de 12 mil filiados, em um alinhamento com o PSDB. Hoje, a única alternativa que quem quer disputar encontra é o Podemos pelo Estado”, pontuou Murilo ao Jornal Midiamax.

A presidente lembrou que não há possibilidade de federações mais. “A gente tem várias outras formas, não podemos fazer uma coligação aqui a nível municipal, por exemplo, mas podemos fazer alianças e isso importa muito”, destacou.

Saídas do partido

Ao Jornal Midiamax, Soraya comentou sobre as possíveis saídas do Podemos após anúncio de que ela assumiria a legenda. “Olha, [disseram] que todos iriam sair, mas nós já temos aqui vários filiados que não debandaram. Eu não entrei nessa e não vou entrar, são questões internas que não precisam tomar uma conotação”, pontuou.

Soraya disse ainda que o partido está de braços abertos para construção. “Eu não tenho tempo para brigar, eu só tenho tempo para juntar”, disse.

Sobre o agora ex-presidente da sigla, Sérgio Murilo, disse que “ele teve uma participação muito importante”. Então, destacou que o projeto de Sérgio continua de pé dentro do partido. “Então, está tudo bem com ele, gosto muito dele. Tenho certeza que todo Podemos gosta e ele é importante pra todos nós”, ressaltou.

Eleições

Para Soraya, o partido começa uma ‘jornada’ para as eleições de 2024. “Nós estamos conversando e lógico, nós vamos trabalhar com partidos aliados, com quem a gente tem convergências em vários municípios”, afirmou.

A presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu, disse que “Soraya tem uma capacidade de somar e de agregar, que é muito típico de nós mulheres”. Ela afirmou que observa “a construção partidária” é uma meta do partido.

Na cerimônia, Riedel disse que o apoio nas próximas eleições não será condicionado ao cenário das Eleições de 2022. “Eu não olho para trás para ver quem apoiou, quem não apoiou, partido A, partido B, partido C. E estou aqui hoje de um partido que não esteve conosco na eleição no primeiro momento, pela senadora Soraya”, afirmou o governador.

Sobre Soraya, ele comentou que ela “responsabilidade com esse Mato Grosso do Sul e tem a coragem de pôr o nome dela para ser candidato a presidente da república e hoje representa o Mato Grosso do Sul lá no Senado Federal”.

Confira como ficou a executiva estadual do Podemos em Mato Grosso do Sul.