Pular para o conteúdo
Política

Vai votar pela primeira vez? Simulador permite treinar para não errar na urna

Ao menos 29,9 mil jovens deverão comparecer às urnas pela primeira vez em MS e simulador pode ser 'mão na roda'
Gabriel Neves -
Simulador
Nova urna eletrônica, que começa a ser utilizada em 2022. (Foto: Abdias Pinheiro/TSE)

Faltando cerca de duas semanas para o 1° turno das eleições, muitos irão encarar a urna eletrônica pela primeira vez. Sem nunca terem participado diretamente de uma eleição, dúvidas sobre como utilizar a urna eletrônica podem surgir. Por conta disso, existe a possibilidade de treinar o voto pelo computador ou celular.

Dados do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) apontam que ao menos 29,9 mil jovens entre 16 e 18 anos solicitaram a emissão do primeiro título de eleitor, ou seja, irão escolher seus candidatos ou candidatas pela primeira vez.

Para essas pessoas, que buscam entender como funciona a urna eletrônica, é possível utilizar um simulador digital que simula o processo de votação durante as eleições. O simulador é disponibilizado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e pode ser acessado clicando aqui.

O simulador existe desde as Eleições 2014 e pode ser útil para além de desmitificar o momento da votação. De acordo com a Justiça Eleitoral, o simulador também é responsável por reduzir o tempo para votar, evitando longas filas nas seções eleitorais, pois o treino permite que eleitor grave a ordem de escolha dos candidatos.

Como treinar o voto no simulador

Para utilizar o simulador, o usuário deve entrar na página seguindo as orientações que surgem na tela para começar a votar. Primeiro é preciso escolher se você quer votar no primeiro turno ou no .

Ao escolher o partido, surgem os candidatos. Aí é só digitar o número da candidata ou do candidato escolhido. Caso tenha errado a digitação, é possível apertar a tecla “corrige” para reiniciar.

Se estiver tudo certo, basta apertar o botão “confirma”. Após concluir a votação de todos os cargos, aparece a palavra ‘fim’ e o famoso sinal sonoro da urna eletrônica.

No fim da votação, ou a qualquer momento, o eleitor poderá retornar à página inicial, escolher o turno e reiniciar a votação (basta clicar no link “nova simulação”) para treinar mais vezes.

Caso o usuário realize um procedimento incorreto durante a votação, o simulador apresentará uma mensagem explicativa, e a tela será bloqueada até que ele clique na mensagem apresentada.

Candidatos fictícios

No simulador os candidatos são todos fictícios, assim como os partidos. As opções são: Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore.

Assim como na votação que acontece em outubro (primeiro turno dia 2 de outubro e eventual segundo turno no dia 30 de outubro), esse ano o simulador inclui uma intérprete de Libras e de tempo de espera de um segundo para a conferência do voto; e de confirmação adicional para o voto de legenda. Além disso, a ferramenta teve uma atualização dos áudios para pessoas com deficiência visual.

‘Colinha’ para acelerar votação

TSE (Tribunal Superior Eleitoral) publicou nota incentivando os eleitores a levar para a cabine de votação um papel com os números de seus candidatos e candidatas escolhidos, a famosa ‘colinha eleitoral’. De acordo com o TSE, “o uso da cola no dia da eleição torna mais rápida a digitação dos números na urna eletrônica, além de contribuir para reduzir as filas de votação”.

O próprio tribunal oferece um arquivo pronto da colinha para impressão. Basta fazer o download, imprimir, e anotar o número com os quais as candidatas e candidatos serão identificados na urna. Também é possível anotar os números em papel comum e levar para a cabine de votação.

Confirmação com a foto

Após digitar o número de cada um dos escolhidos no teclado e conferir a foto na tela da urna, a eleitora ou o eleitor vai precisar confirmar o voto. Caso digite algum número errado e a foto não corresponda ao escolhido, a pessoa pode apertar a tecla Corrige, digitar corretamente o número, conferir a foto e confirmar o voto.

Depois de confirmar o voto em alguma candidata ou candidato, não existe possibilidade de voltar atrás. Isso porque aquele voto já terá sido computado pela urna eletrônica.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flamengo joga mal, mas derrota Deportivo Táchira na estreia da Copa Libertadores

Após denúncia com imagens de câmera, homem é preso por agredir esposa em via pública

Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em MS prende casal com 8 kg de cocaína

VÍDEO: parte de árvore da Orla Morena cai sobre veículos na Avenida Noroeste

Notícias mais lidas agora

Mais de uma década depois, juiz inocenta 11 em sentença da Coffee Break

Detran-MS reajusta contratos e pagará R$ 44,6 milhões à empresa investigada pela PF

Motoristas envolvidos em racha que matou jovem e feriu cinco são condenados em júri popular

Internacional busca a igualdade com o Bahia em 1º duelo entre brasileiros na Libertadores 2025

Últimas Notícias

Polícia

Comerciante é preso por receptação na Vila Margarida durante operação

A ação é desdobramento da operação “Vil Metal”

Brasil

Tarifaço pode acelerar acordo Mercosul-UE, diz presidente da Apex

De acordo com Viana, as novas tarifas anunciadas pelos Estados Unidos abrirão novas possibilidades

Brasil

Andressa Urach diz que será candidata a deputada federal e pede sugestões de partidos

Afirmou não querer siglas "nem de direita, nem de esquerda"

Loterias

Bolão e aposta simples em MS acertam quina da Mega e faturam mais de R$ 200 mil

Os números sorteados foram: 05 - 14 - 19 - 29 - 30 - 54