Pular para o conteúdo
Política

União Brasil lança pré-candidatura de Luciano Bivar, possível vice de SImone Tebet

Ele é apontado como possível vice na chapa com Simone Tebet.
Agência Estado -
Luciano Bivar é presidente do União Brasil. (Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

O União Brasil formalizou nesta quinta-feira, 14, a pré-candidatura à Presidência do deputado Luciano Bivar (PE), presidente da sigla. A bancada da legenda na Câmara já havia anunciado apoio ao dirigente na terça-feira passada. Nos bastidores, porém, ele é apontado como um candidato a vice na eventual chapa entre os partidos do centro político que se comprometeram a anunciar um nome único na disputa pelo Planalto

Além de Bivar, estão oficialmente na disputa a senadora Simone Tebet (MDB-MS) e o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB). Uma ala tucana, contudo, tenta emplacar o nome do ex-governador do Eduardo Leite.

Sem perspectiva de recursos para sua campanha presidencial no Podemos, o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro, por sua vez, decidiu migrar para o União Brasil, mas a ala do partido liderada pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto não tem interesse em lançá-lo ao Planalto. No fim, o partido optou pelo nome de Bivar, embora o próprio Moro não tenha desistido da ideia de concorrer a presidente e venha dizendo nos últimos dias que ainda está “no jogo presidencial”.

Na semana passada, União Brasil, PSDB, MDB e Cidadania fecharam um acordo para anunciar, até 18 de maio, um nome de consenso para a corrida presidencial. Como mostrou o Estadão, o nome da senadora Simone Tebet ganha força entre partidos do centro.

“A partir de agora, conforme combinado previamente, o União Brasil se reunirá com os demais partidos que compartilham os mesmos ideais e projetos em busca de um nome de consenso”, diz nota da Executiva nacional da legenda, que aprovou por unanimidade a indicação de Bivar em uma reunião realizada.

Nas últimas semanas, a terceira via passou por altos e baixos. Apesar de o nome de Simone Tebet ter despontado como o mais provável para representar o grupo, caciques do MDB defendem embarcar na candidatura do ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT) ao Planalto já no primeiro turno. Nesta segunda-feira, 11, o petista foi a um jantar na casa do ex-senador (MDB-CE), em , para arregimentar o apoio dessa ala “lulista” do MDB, que conta com o senador (AL). Em reação, ao menos 14 diretórios emedebistas declararam apoio a Tebet.

“Eu acho que a gente larga na frente a partir do momento em que nós temos um candidato absolutamente unificado do partido, sem qualquer tipo de contestação interna”, afirmou o deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA) na terça-feira em uma indireta ao MDB e ao PSDB, partidos divididos com relação à eleição presidencial. “A gente não pode renunciar a essa pré-candidatura para ficar em torno de alguém que não tenha a unidade de seu próprio partido.”

No PSDB, Doria chegou a avisar a aliados, no fim de março, que desistiria de disputar a Presidência e se manteria no cargo, mas voltou atrás após uma reação do partido e uma carta de Bruno Araújo, presidente nacional da legenda, garantindo apoio a sua pré-candidatura. No fim, o tucano renunciou ao governo paulista e se manteve na corrida eleitoral. Enquanto isso, Leite, que também abriu mão do cargo, faz uma campanha paralela com o objetivo de substituir Doria como nome do PSDB.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Moradores do Tijuca reclamam baixa pressão na água; concessionária alega manutenção

Aos 79, Walter encontra nas belezas do bioparque memórias da juventude na fazenda

‘Grande milagre’: família comemora melhora no estado de saúde de menina queimada com chapa em MS

Cavalo abandonado em praça no Jardim Batistão mobiliza moradores

Notícias mais lidas agora

Com R$ 410 na conta, Claudinho Serra morava em apartamento de luxo e andava de caminhonete

Viagem frustrada para ver time do coração acaba em processo e indenização de R$ 5 mil em MS

Clínica veterinária famosa de Campo Grande é denunciada por negligência e ‘sumiço’ de corpos

VÍDEO: Bombeiros utilizam aeronave para apagar incêndio em vegetação na saída para Rochedo

Últimas Notícias

Polícia

Homem quebra cabo de vassoura na companheira e vai preso em Campo Grande

Companheiro quebrou um cabo de vassoura na coxa esquerda da mulher na manhã deste sábado (20)

Le Blog Maria Antonia

Obra de Picasso desaparecida há 80 anos reaparece em Paris

Após oito décadas fora dos holofotes, um quadro de Pablo Picasso voltou a surpreender o mundo da arte. Trata-se de “Busto de uma Mulher com Chapéu Florido”, pintado em 1939 e finalizado durante a ocupação alemã de Paris. A tela, que retrata a fotógrafa e musa do artista, Dora Maar, estava desaparecida desde 1944, quando … Continued

Trânsito

VÍDEO: Motociclista morre ao ser arremessado após acidente com carro em Corumbá

Motociclista foi socorrido e encaminhado ao hospital, mas faleceu horas depois neste sábado (20)

MidiaMAIS

Festival Mais Cultura promove oficinas, palestras e atividades culturais gratuitas a partir de segunda-feira 

Confira a programação completa das atividades