Pular para o conteúdo
Política

TRE-MS nega recurso e Podemos fica sem Fundo Partidário

Partido recorreu de decisão que não reconheceu prestação de contas do ano de 2020
Dândara Genelhú, Adriel Mattos -
Podemos
Sede do TRE-MS no Parque dos Poderes, em Campo Grande. (Foto: Divulgação)

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) negou recurso do diretório estadual do Podemos e manteve decisão da primeira instância que não reconheceu a prestação de contas do ano de 2020. Com isso, foi mantida a do Fundo Partidário da legenda.

Os advogados do ingressaram com tutela de urgência para suspender a sentença e liberar o recebimento de recursos do Fundo Partidário. Consta nos autos que a direção da legenda não apresentou a documentação no prazo legal, que acabou fazendo passado o período previsto.

Com isso, a Justiça Eleitoral decidiu não reconhecer a prestação das contas de 2020, como prevê a legislação eleitoral. No entanto, o advogado do diretório, Douglas de Oliveira, afirmou que ainda cabe recurso ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) como última tentativa de liberar o fundo partidário.

Relator discorda da defesa do Podemos

Em seu voto, o relator do recurso, Juliano Tannus, citou relatório do corpo técnico do TRE que aponta que o Podemos não encerrou a prestação das contas no Sistema de Prestação de Contas Anuais.

O magistrado rejeitou o argumento da defesa de que enfrentou dificuldades para anexar os documentos da prestação e de que a falha não pode ser considerada grave. 

“Embora regularmente intimada, a agremiação deixou o prazo para a apresentação da prestação de contas anual transcorrer. Após o decurso do prazo, o partido político veio aos autos requerer dilação de prazo, o que foi deferido. Mais uma vez, a grei deixou o prazo de apresentação das contas transcorrer, sem qualquer manifestação. Embora a grei tenha promovido a abertura da prestação de contas do exercício financeiro de 2020 no Sistema de Prestação de Contas Anuais, fato é que as contas não foram oficialmente encerradas e apresentadas, como ressaltou o órgão técnico”, concluiu Tannus.

Os demais membros do Pleno da corte acompanharam o relator, por unanimidade. Ou seja, votaram por negar o recurso o desembargador Julizar Barbosa Trindade e os juízes Daniel Castro Gomes da Costa, Monique Marchioli Leite, Alexandre Branco Pucci e Wagner Mansur Saad.

Dessa forma, o Podemos continua sem recursos partidários até que solucione as pendências, além de ter de devolver ao Tesouro Nacional R$ 76,1 mil em recursos cuja origem não foi identificada. A decisão da corte foi proferida na terça-feira (26) e publicada na edição desta quinta-feira (28) do DJEMS (Diário da Justiça Eleitoral).

Podemos esclarece

O Podemos-MS esclareceu em nota sobre a manutenção da suspensão do fundo partidário. Confira na íntegra:

Partido PODEMOS-MS, teve o procedimento de prestação de contas do exercício de 2020, julgando as contas como não prestadas, em razão de não ter sido acatada a documentação encaminhada pelo partido, após o parecer conclusivo dos técnicos do Tribunal Regional Eleitoral. Dessa decisão, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral.

A decisão não impossibilita que o partido tenha recursos para as eleições de 2022, pois a sanção de suspensão do recebimento do fundo eleitoral, só se concretiza com o trânsito em julgado, ou seja, quando não existir mais recursos cabíveis da decisão.

Por fim, mesmo os partidos sem acesso ao fundo partidário e ao fundo eleitoral, o que não é o caso do PODEMOS-MS, podem ter recursos para a campanha eleitoral, pois existem outras formas de financiamento de campanha.

*Matéria alterada às 18h32 para correção do título e texto — solicitada pelo partido —, que antes dizia que o partido não teria recursos para as eleições de 2022.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Santos busca empate heroico com Atlético-MG e times mantém situação dramática no Brasileirão

Seguem abertas inscrições para vestibular e Passe da UFMS em 11 cidades de MS

Tarcísio volta a Brasília para lobby pela anistia após julgamento de Bolsonaro

Sua rua está na lista? Lançada licitação para asfaltar bairro de Aparecida do Taboado

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

bolsonaro

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

Flamengo vence o Juventude em Caxias do Sul e amplia vantagem na liderança do Brasileiro

Últimas Notícias

Brasil

Regulamentação da reforma tributária está sendo finalizada, diz senador

Proposta detalha como o poder público cobrará e decidirá sobre controvérsias do futuro Imposto sobre Bens e Serviços

Cotidiano

Prefeitura de Três Lagoas emite alerta após infestação de pernilongos

Secretaria de Saúde informou que “fumacê” não pode ser usado neste caso, mas orientou população a tomar cuidados simples para evitar proliferação

Esportes

São Paulo bate Botafogo e mantém embalo dentro de campo enquanto é lesado por Casares fora dele

Foi o primeiro triunfo tricolor em cinco anos contra o Botafogo

Polícia

Homem leva tiro de espingarda em Sidrolândia e é internado

Amigo encontrou vítima sangrando na varanda