Para informar a população sobre a doença, o Governo de Mato Grosso do Sul quer fazer campanha sobre a varíola dos macacos. O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) autorizou a divulgação do material durante as eleições deste ano.

No pedido, o Governo afirmou que a campanha deve “informar sobre as formas de transmissão, seus sintomas, riscos, bem como conscientizar a população e prevenir a possibilidade de um surto, vez que a Organização Mundial de Saúde classificou a doença como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional”.

Foi destacado que até 6 de setembro haviam sido notificados 180 possíveis casos da doença, sendo 44 confirmados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), 4 prováveis, 71 suspeitos e 61 descartados.

Campanha

Mesmo com a publicidade institucional proibida nos três meses que antecedem as eleições, o TRE-MS julgou como urgente a necessidade da campanha. Assim, foi autorizada “a divulgação do evento em questão, desde que não conste nas peças publicitárias nomes, símbolos ou imagens”.