Propaganda eleitoral para o 2º turno das eleições 2022 começa nesta sexta-feira
Além de escolherem o representante da Presidência da República, os sul-mato-grossenses também devem definir o Governador do Estado no próximo dia 30
Anna Gomes –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O segundo turno das eleições 2022 acontece no dia 30 de outubro. Segundo o Calendário Eleitoral divulgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o horário eleitoral nas emissoras de rádio e televisão terá início a partir de sexta-feira (7).
No final deste mês, eleitores de todo Brasil devem escolher o Presidente da República. A disputa pelo cargo será entre Luís Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Pelo menos 12 estados, incluindo Mato Grosso do Sul, também terão 2º turno para governador.
O tempo de propaganda no segundo turno é dividido igualmente entre os candidatos. Para presidente, a propaganda será transmitida na televisão de segunda a sábado, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.
No rádio, o horário será das 7h às 7h10 e de 12h a 12h10. Conforme prevê o artigo 62 da resolução nº 23.610/2019 do TSE, o candidato que obteve maior votação no primeiro turno se apresentará primeiro.
Nos estados em que a disputa para governador foi para o segundo turno, a propaganda será veiculada das 7h10 às 7h20 e de 12h10 a 12h20 no rádio. Na televisão, o horário eleitoral será das 13h10 às 13h20 e das 20h40 às 20h50.
Segundo o TSE, as emissoras também devem reservar, de segunda a domingo, 25 minutos para cada cargo em disputa para veiculação das inserções de 30 e 60 segundos ao longo da programação
O horário eleitoral para o segundo turno terminará dois dias antes da votação, mais especificamente no dia 28 de outubro.
Disputa para o cargo de Governador em Mato Grosso do Sul
Capitão Contar (PRTB) disputa pela primeira vez uma eleição ao Governo do Estado, mas foi o deputado estadual eleito com mais votos na história de Mato Grosso do Sul: mais de 80 mil nas últimas eleições.
Como vice da chapa está o ex-presidente do PRTB em Mato Grosso do Sul, Humberto Figueiró, única candidatura de chapa pura no Estado. Segundo Figueiró, a decisão de nomeação de vice não foi realizada em um evento, mas sim, em um encontro que definiu harmonicamente a indicação.
Eduardo Riedel (PSDB) disputa pela primeira vez uma eleição. Ele é o candidato do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que deixa a administração pública estadual no final de 2022. Riedel foi secretário de Governo e Gestão Estratégica de Reinaldo.
Como vice da chapa com Riedel disputa Barbosinha (PP), que é atualmente deputado estadual. Da região de Dourados, Barbosinha é advogado, já foi titular da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), além de diretor-presidente da Sanesul.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Acrissul diz que veto de Carrefour à carne do Mercosul é ‘meramente ideológico’
Associação defende que o Brasil é um dos principais produtores de proteína animal do mundo
Grávida e sem dilatação: Mulher relata angústia e medo ao procurar atendimento em Campo Grande
Hospital diz que acompanha a paciente e possível internação será baseada na idade gestacional
Morta em acidente na BR-060, mulher cochilou no volante três quilômetros antes de chegar ao destino
Luzenir Aparecida de Lima faleceu na manhã desta quinta-feira (21) após 12 dias internada
Militar aposentado é preso por estupro de vulnerável no Coronel Antonino
A prisão do ex-militar ocorreu dentro da Operação Hagnos da Polícia Civil
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.