Pular para o conteúdo
Política

Pré-candidato ao Senado do PT, Botelho quer projetos para educação, saúde e jovens na política

Tiago Botelho é professor universitário e o nome escolhido pelo PT como pré-candidato ao Senado
Graziella Almeida -
O pré-candidato ao Senado pelo PT Tiago Botelho (Leonardo de França, Midiamax)

Tiago Botelho é professor universitário e o nome escolhido pelo Partido dos Trabalhadores como pré-candidato ao Senado. Conhecido em meio ao público jovem pela defesa das pautas sociais e minorias, o professor conversou com o Jornal Midiamax sobre a sua pré-campanha focada nos jovens e com projetos para a Educação e Saúde.

Formado em Direito e História, o professor afirmou que seu projeto político é direcionado também a buscar apoio à pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Mato Grosso do Sul. 

“Tiago é Lula e Lula é Tiago aqui no Mato Grosso do Sul. Diferente dos pré-candidatos ao Governo e ao Senado que estão brigando por um apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), eu fui convidado pelo Lula a me candidatar”, explica Botelho. 

Coordenador do curso de Direito na (Universidade Federal da Grande Dourados), Tiago colocou a Educação como base do seu projeto e foco no perfil do eleitor jovem para embarcar na política. Defensor das causas sociais, o professor de Direito Constitucional trabalha com algumas propostas para fomentar a pré-campanha: saúde, formação política aos jovens, defesa da cultura local e o meio ambiente.

“Anunciei a minha pré-candidatura e desde então venho reforçando esses pontos principais da minha pauta que é a Educação, a formação dos jovens politicamente, meio ambiente — principalmente a defesa dos biomas do Cerrado, e Pantanal, a valorização do SUS e a defesa da cultura local sul-mato-grossense”. 

Fora do padrão

Apesar de apresentar um perfil ‘fora do padrão visto’, o de nomes que estão há alguns anos na política do Estado ou que vêm de famílias de políticos, o pré-candidato pontua ser o mais jovem a entrar na disputa ao Senado e exemplifica: assim como a atual Senadora (UB), é um nome pouco conhecido, mas que pretende chegar ao Senado pela porta da frente.

“Disse aos meus pais que entraria no Senado pela porta da frente, como a Soraya foi eleita ao senado e ninguém sabia quem era ela. Eu mesmo, sendo pouco conhecido, irei chegar lá. No entanto, as minhas pautas são totalmente voltadas a atender o público que clama por mudança, diferente dos demais pré-candidatos que já estão colocados”, frisou. 

Confiante 

Tiago afirmou estar otimista e que o eleitorado de esquerda não deve dividir preferências, focado em apenas uma candidatura. “Dos 1,8 milhão de eleitores no Estado, ao menos 500 mil são direcionados à esquerda e só de pensar nisso, já mostra que tenho potencial para ser eleito. Diferente das outras pré-candidaturas, eu sou esquerda e não vou dividir voto, pois os demais estão no mesmo seguimento em defesa das pautas governamentais do Bolsonaro”, disse. 

Profissão: professor

Tiago Botelho é formado em Direito e atua como coordenador do curso de Direito na UFGD. Aos 39 anos, o professor universitário é natural de , mas cresceu em .

Filho de pai agrônomo e mãe professora, Tiago baseia seus ideais políticos e pessoais fundamentados na educação de qualidade. Alinhado aos discursos das minorias, o professor foca atualmente sua pré-campanha no interior do Estado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Bolsonaro

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Notícias mais lidas agora

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Últimas Notícias

Polícia

‘Tentei parar, mas não deu tempo’, diz motorista que atropelou idosa na Avenida Duque de Caxias

O condutor do veículo que atropelou a mulher nesta sexta-feira é morador da cidade de Anastácio

Política

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina