Pular para o conteúdo
Política

PDT aprova em convenção nome de Ciro Gomes para disputar Palácio do Planalto

Ciro Gomes foi o primeiro presidenciável a ser confirmado na disputa deste ano.
Agência Estado -
Ciro Gomes
Ciro Gomes é oficializado candidato à Presidência da República. (Foto: Reprodução)

O PDT oficializou a candidatura do ex-ministro na disputa pelo Palácio do Planalto nesta quarta-feira, 20. A convenção, na sede nacional do partido, em (DF), foi a primeira entre os presidenciáveis. A decisão foi tomada por unanimidade.

Esta será a quarta tentativa do ex-governador do Ceará de chegar à Presidência da República. Sem ter conseguido até agora o apoio de nenhuma outra legenda, Ciro tenta romper a polarização da política nacional entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que estão à frente nas pesquisas de intenção de voto.

No levantamento mais recente do Datafolha, divulgado em 23 de junho, Ciro aparece com 8%, em terceiro lugar, atrás de Bolsonaro (28%) e Lula (47%). No primeiro turno da eleição de 2018 ao Planalto, o ex-ministro obteve 12,47% dos votos e ficou na terceira colocação.

O ato político contou com a participação do presidente nacional do partido, Carlos Lupi, do líder do PDT na Câmara, André Figueiredo (CE), da senadora e pré-candidata ao governo do Distrito Federal, Leila Barros, cotada também para ser vice de Ciro, dos ex-ministros Aldo Rebelo e Miro Teixeira e do presidente do partido em , Antônio Neto, que vai concorrer a uma vaga na Câmara.

O ex-prefeito de Roberto Cláudio, escolhido pelo PDT para concorrer ao governo do Ceará, também foi à convenção. A decisão do partido de apoiar Cláudio levou o PT a romper a aliança com os pedetistas no Estado. A legenda de Lula defendia a reeleição da governadora Izolda Cela (PDT) e agora decidiu, em conjunto com MDB e Progressistas, lançar outra candidatura a governador para rivalizar com o PDT. O nome apoiado pelo PT ao Estado ainda não foi definido.

Apesar da decisão de lançar Ciro à Presidência, diversos candidatos do PDT nos Estados tentam associar suas campanhas com a de Lula. Exemplos disso são o senador Weverton Rocha (MA), o ex-prefeito de Niterói (RJ) Rodrigo Neves, ambos pré-candidatos a governador, e o ex-prefeito de (RN) Carlos Eduardo, pré-candidato ao Senado. Os três estavam presentes na convenção nacional do partido. Antes de anunciar o resultado que sacramentou a candidatura de Ciro, Carlos Lupi negou haver dissidências. “As aves de rapina vão cultivar traição em muito terreno, aqui não”, declarou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Influenciador é investigado por vídeos de ‘luta’ com crocodilos selvagens na Austrália

No Lageado, crescimento do comércio deixou de ser esperança para tornar-se realidade

Corpo de homem pode ter sido arrastado para área de mata onde ossada foi encontrada em Maracaju

Moraes autoriza Bolsonaro a passar por procedimento cirúrgico

Notícias mais lidas agora

Policial do Choque preso em operação é transferido por ‘inconveniência’ após ação em Terenos

‘Vaga Zero’: Nutricionista concursada ganhou contratos de R$ 1,9 milhão um mês após abrir clínica

Fux diz que STF é incompetente para julgar golpe e vota para anular ação

tereza cristina carne senado eua missão trump

Senado aprova audiência pública para discutir regularização de terras na região de fronteira

Últimas Notícias

Polícia

Durante banho de sol, detentos causam tumulto após preso ser transferido para cela disciplinar na Máxima

Segundo a Agepen, a situação foi rapidamente contida após diálogo com a equipe de segurança

Brasil

‘Lei exige deposição de governo para configurar crime de golpe’, argumenta Fux em voto

Ministro foi o primeiro a votar nesta quarta-feira (10)

Política

Ministro do Trabalho discute estratégias contra trabalho escravo em fazendas de MS

Senadora Soraya Thronicke participou da reunião com Luiz Marinho

Cotidiano

VÍDEO: Incêndio em terreno se alastra e fogo chega a muro de imóveis no São Francisco

O muro de dois comércios e uma residência foram atingidos pelo fogo