Pular para o conteúdo
Política

Municípios suspendem contrato com empresa da esposa do presidente do TCE

Depois de Corumbá, a prefeitura de Selvíria também suspendeu o contrato com a Prosperitate Consultoria LTDA
Graziella Almeida -

Após a determinação judicial suspender o contrato entre a Prefeitura de com a empresa Prosperitate Consultoria LTDA, o poder executivo de Selvíria também decidiu adiar as negociações com firma e publicou o parecer no Diário Oficial da (Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul), na segunda-feira (21). 

A prefeitura de Selvíria agiu antecipadamente e acatou uma manifestação de ação popular que pede pela suspensão do contrato e foi protocolado por um advogado, no qual apontou superfaturamento no ‘acordo’. A contração foi feita diretamente, sem licitação e apenas com a gestão municipal e os donos da empresa Prosperitate Consultoria – que são o filho e a esposa do presidente do TCE (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul), Iran Coelho Neves. 

A licitação de R$ 4,6 milhões foi cotada para prestar serviços de regulamentação fundiária de 1.874 lotes do perímetro urbano do município. 

De acordo com prefeito, José Fernando Barbosa dos Santos, a empresa Prosperitate Consultoria foi contratada para fazer a vistoria e regulamentação dos lotes, mas a decisão de suspender a licitação foi em decorrência da ação popular protocolada. “Não sei especificar muito bem essa ação popular, mas decidimos acatar a manifestação e suspendemos a licitação. Não há indícios de superfaturamento no contrato, que foi cotado três ou quatro vezes. Essa foi a melhor escolha e os serviços serão retomados após a deliberação do processo”, frisou o gestor.

Em Corumbá 

A prefeitura de Corumbá também suspendeu a licitação com a empresa Prosperitate Consultoria LTDA, após decisão judicial, no início deste mês. O processo consta ilegalidades como ‘em descompasso com a legislação’, a colocação de inexibilidade em que seria ‘perfeitamente cabível’ a competição de mais empresas e o sobrepreço da contratação. 

O processo foi instaurado após uma ação protocolada no MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) e a decisão foi assinada pela juíza Vieira Sá de Figueiredo.

Procurado pelo Jornal Midiamax, o prefeito do município (PSDB) afirmou que a Prefeitura de Corumbá trabalha em uma liminar, que será apresentada ainda nesta semana na Procuradoria-Geral do município. 

“Estamos pontuando todos as questões que são dadas com irregulares, a empresa foi contratada sem a obrigação de licitação por conta dela ser a única a prestar esse tipo serviço no Estado. Na questão dos valores, os procedimentos contratados passam desde cadastramento até a vistoria dos lotes, então pelo preço cobrado e o valor total da licitação, cada um dos 1.396 saiu por R$ 3 mil. Estamos trabalhando numa liminar e iremos apresentá-la na Procuradoria-Geral ainda nesta semana”, finalizou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flamengo sofre gol no fim e deixa escapar boa vantagem diante do Estudiantes na Libertadores

Assaltantes armados são presos na região de fronteira

Lula se reunirá com Celso Sabino após União exigir saída do governo em 24 horas

Mulher viveu em cárcere privado por mais de 20 anos no Paraná

Notícias mais lidas agora

claudinho

STJ manda soltar Claudinho Serra após 105 dias preso por chefiar corrupção em Sidrolândia

Falhas na denúncia do MPMS livram empresário de ação por fraudar licitações

Policiais civis dizem que remoções são retaliações após críticas sobre plantões na Deam

TipStrike revoluciona a análise esportiva com previsões de futebol baseadas em estatísticas

Últimas Notícias

Polícia

Homem morre ao cair de carro em movimento em estrada vicinal

O motorista apresentava sinais visíveis de embriaguez

Polícia

Homem é preso por esfaquear e agredir companheira

A vítima disse que as agressões são recorrentes

Mundo

Terremoto atinge a Rússia e dispara alerta breve de tsunami

Sistema de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu brevemente uma ameaça de tsunami

Polícia

Mulher morre no hospital um mês após acidente causado por motorista bêbado

O bafômetro indicou 0,71 mg/L de álcool no organismo