Ministro do TSE devolve comando do Pros a Eurípedes Júnior
Pela decisão, Eurípedes Júnior deverá permanecer no cargo até o julgamento definitivo do caso.
Agência Brasil –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Ricardo Lewandowski concedeu hoje (5) liminar para garantir o fundador do Pros no comando do partido. Pela decisão, Eurípedes Júnior deverá permanecer no cargo até o julgamento definitivo do caso.
Antes da decisão, o posto estava ocupado por Marcus Holanda, líder de uma ala da legenda que se opõe a Júnior, a quem os críticos acusam de ter desviado recursos financeiros partidários.
Holanda estava no cargo por conta de uma liminar concedida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), no entanto, a disputa judicial pelo comando do partido começou no Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT).
Na decisão, Lewandowski entendeu que o caso deveria ser analisado pela Justiça Eleitoral por causa da proximidade das eleições de outubro.
“Há plausibilidade na alegação do ora reclamante, no sentido de que o acórdão do TJDFT, à revelia da Justiça Eleitoral, teria influenciado em temas estritamente relacionados às eleições gerais de 2022”, justificou.
Na quarta-feira (3), o Pros declarou apoio ao PT no primeiro turno da corrida presidencial.
Em convenção realizada na semana passada, quando Holanda estava na presidência do partido, o Pros havia aprovado o nome do influenciador digital Pablo Marçal como candidato da sigla. Marçal foi um dos primeiros candidatos à Presidência a pedir registro no TSE, na segunda-feira (1º).
Partido em MS já cravou apoio
Em Mato Grosso do Sul, bolsonaristas do PROS seguem com apoio a candidatura de Jair Bolsonaro (PL) à Presidência da República. Apoiadores do atual presidente ficaram em um impasse, já que o diretório nacional do Partido Republicano Da Ordem Social pode ter eventual apoio ao candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.
Em Mato Grosso do Sul o cenário de eventual apoio ao candidato petista gerou preocupação, mas mantém os bolsonaristas do PROS ao lado do candidato do PL. Para a secretaria estadual da mulher no partido, Débora Ibrahim, o apoio à candidatura de Lula está ‘fora de cogitação’.
Ao Jornal Midiamax, ela explica que “esse foi nosso grande impasse, que na verdade era outro presidente que tentou impor essa posição”. Contudo, destaca que “mesmo se fosse colocado, nós do Estado não iríamos apoiar essa condição [de apoio ao PT]”.
Ibrahim lembra que mesmo com Marçal candidato à Presidência pelo PROS, “o partido deixa livre para cada candidato apoiar o seu candidato à Presidência”. Então garante que “aqui em MS o apoio a princípio é do Bolsonaro”.
Nacionalmente o apoio é de Marçal, mas em MS “os candidatos estão abertos para apoiar quem quiser”.
Notícias mais lidas agora
- Funcionária encontra feto dentro de vaso sanitário em restaurante na BR-163 em Campo Grande
- Morto com tiro na cabeça em rodovia era suspeito de roubo de joias avaliadas em R$ 1 milhão
- Homem morre na Santa Casa após sofrer descarga elétrica durante conserto em Campo Grande
- Menino de 9 anos morre depois de ter bicicleta atingida por motorista em MS
Últimas Notícias
Prefeitura seleciona empresa para construir guaritas da guarda municipal em terminais de ônibus
Construção será nos terminais Bandeirantes e Aero Rancho
Píton é apresentada à sociedade e Bioparque esclarece se visitantes podem enrolá-la no pescoço
Recinto da cobra píton foi inaugurado nesta terça (26) e cobra amarela já pode ser vista por todos que visitarem o Bioparque Pantanal
Com salários de até R$ 7 mil, concurso em Laguna Carapã está com inscrições abertas
O concurso busca preencher sete vagas e formar cadastro de reserva em cargos de níveis médio e superior
Tecnologia inovadora do Litetouch traz reparo rápido em incisões e reabertura de implantes sem cortes na gengiva
Laser tem função bactericida e auxilia na reabertura de implantes sem o uso de anestésico
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.