Pular para o conteúdo
Política

Mesmo fora do Brasil, sul-mato-grossenses fazem questão de votar nas Eleições 2022

Mais de 697 mil eleitores vão votar no exterior nestas eleições
Dândara Genelhú -
votar
Amanda é engenheira de computação e irá votar em Portugal. Foto: Enviada por leitor.

Mesmo morando fora do Brasil, sul-mato-grossenses regularizam a situação para garantir o direito ao voto nas Eleições de 2022. Mais de 697 mil brasileiros com domicílio eleitoral no exterior estão aptos para votar nestas eleições.

Assim, houve crescimento de 39% no eleitorado que irá exercer o direito ao voto fora do Brasil. Uma delas é a engenheira de computação Amanda Delgado, de 25 anos, que mora em Lisboa.

Esta é a primeira vez que a sul-mato-grossense vota fora do Brasil, tudo graças a uma postagem do consulado brasileiro. “Estava seguindo as mídias digitais do consulado do Brasil em Lisboa e então vi a postagem sobre transferir o título para quem mora no exterior”, lembrou.

Além disso, também foi lembrada por uma amiga de regularizar a situação do título para votar nas Eleições de 2022. “Foi bem tranquilo, só jogar no Google que já aparecia o formulário e depois era só aguardar o resultado”, explicou.

O processo da engenheira foi aprovado entre julho e agosto, quando conseguiu consultar o local de votação atualizado pelo site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Animada para exercer o direito pela primeira vez no exterior, Amanda é cercada por amigos que também fizeram questão de regularizar a situação eleitoral para garantir o voto.

“A maioria dos que moram em deram um jeito de conseguir votar esse ano, principalmente por ser ano de eleição para presidente”, disse. A escolha presidencial é o principal motivo para a engenheira de computação ter transferido o título.

Transferir o título para votar

Segundo ela, bastava justificar o voto, caso não transferisse o documento. “Esse ano quis votar especialmente para tirar o Bolsonaro! Aparentemente há muitos apoiadores, portanto, qualquer voto é de suma importância”, afirmou.

Carioca, a estudante Celia Micheletti também faz questão de exercer o direito. A jovem de 26 anos mora em Porto, também em Portugal.

Assim, a estudante disse que teve dificuldades na hora de confirmar se a transferência de votação para a cidade portuguesa havia dado certo. No entanto, com o e-Título ela conseguiu ver as informações e já sabe o local onde irá votar.

Para ela, a principal motivação para fazer o processo de transferência é exercer o direito de voto. “Exercer o meu direito como cidadã, pois o poder do voto é o símbolo de uma democracia”, explicou.

Por fim, vale lembrar que o prazo dado pela para transferência do título para domicílio exterior é o mesmo para todos os brasileiros, 151 dias antes das eleições, ou seja, terminou em 4 de maio.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Árvore ‘dorme e acorda’ na porta de banco após queda em Campo Grande: ‘Estão entrando pelo gramado’

Mutirão de limpeza quer reunir 100 voluntários na Praça Ary Coelho neste sábado

‘Tudo eu, tudo eu’: ‘Chaves’ é preso por porte de drogas no RJ; veja o vídeo

Disney confirma “Camp Rock 3”: Jonas Brothers voltam ao set após 15 anos

Notícias mais lidas agora

MPMS vai a julgamento no ‘Conselhão’ por acumular 6 mil processos de violência doméstica

Menina de 10 anos sofre queimaduras com chapão no rosto e tórax e está em coma na Santa Casa

Sada Cruzeiro, que disputará Supercopa em Campo Grande, é derrotado no Mineiro

Idoso busca refúgio em batalhão da PM de Dourados após ser agredido a pauladas

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Cobras são retiradas de gruta turística entre as mais visitadas de MS ‘por segurança’

Duas cobras que viviam dentro da Gruta Catedral, um dos pontos turísticos mais visitados de Bonito, em Mato Grosso do Sul, foram retiradas do local esta semana para evitar proximidade com humanos e possíveis acidentes. Adultas e medindo aproximadamente 1,50 metros, as serpentes eram da espécie jiboia (Boa constrictor) e encontravam-se em boas condições de … Continued

Le Blog Maria Antonia

De protagonista a diretora: Demi Lovato dirige o 3º filme de “Camp Rock”

Depois de conquistar o público como Mitchie Torres e se tornar a grande voz da franquia, Demi Lovato dá um passo histórico em sua carreira: ela será a diretora e produtora executiva de Camp Rock 3.

Polícia

Após remoções, policiais civis organizam manifestações em Campo Grande

Policiais afirmam que remoções ocorreram depois de críticas sobre plantões da Deam

Le Blog Maria Antonia

Camp Rock 3 confirma elenco e apresenta nova geração de campers

No novo capítulo, os Jonas Brothers retornam em seus papéis clássicos