Pular para o conteúdo
Política

Justiça eleitoral proíbe boneco de 10 metros de Bolsonaro em comitê de Campo Grande

Candidato discordou e disse que vai recorrer da decisão sobre boneco
Gabriel Neves, Dândara Genelhú -
boneco
Justiça proibiu uso do boneco gigante de 10 metros do Bolsonaro em Campo Grande. (Foto: Arquivo / Midiamax.)

Nesta sexta-feira (16), foi determinada busca e apreensão do boneco gigante de 10 metros do presidente (PL), que está em comitê político em . A decisão é do da 8ª Zona Eleitoral, Luiz Felipe Medeiros Vieira.

Em publicação do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), o juiz determinou busca e apreensão do “boneco inflável do candidato a Presidente da República Jair Bolsonaro, que, em tese, encontra-se no endereço do Comitê de Campanha do João Henrique [Catan]”.

Na decisão, Vieira afirmou que o candidato a deputado estadual “se mostrou insensível ao cumprimento da determinação” anterior, que pedia a “imediata retirada da propaganda irregular”.

O juiz lembrou que o boneco permaneceu sendo exibido em vias públicas, inclusive nas manifestações de 7 de setembro. Assim, o juiz justificou que para “inibir as práticas ilegais, a busca e apreensão do ornamento é medida que se impõe”.

Denúncia

Segundo a publicação, o boneco foi alvo de denúncias sobre propaganda eleitoral irregular. O ornamento de 10 metros foi considerado “com dimensão semelhante ou superior ao outdoor” pelo Tribunal.

Por meio de procuradora, João afirmou ao que “um boneco parado não tem o poder de convencimento, inclusive de pleitear votos para o candidato notificado”. Além disso, defendeu que “a figura do boneco sequer aparece na legislação eleitoral como sendo proibida”.

O candidato ainda usou a decisão do Distrito Federal, que não reconheceu como propaganda eleitoral antecipada o uso de uma ‘cabeça’ de um candidato como máscara. No entanto, o juiz da 8ª Zona Eleitoral afirmou que neste caso havia uma pessoa fantasiada e “neste existe um ornamento gigante que reflete a imagem do próprio Presidente da República e, também, candidato”.

Vieira pontuou ainda que “aquele [caso do DF] não causa no eleitorado o denominado efeito visual de outdoor; este simplesmente é causador”. A decisão afirma que o candidato a deputado estadual “instala esse ornamento em pontos itinerantes desta Capital, sempre com o intuito de obter ganho eleitoral para si e para o candidato”.

boneco
Foto: Nathalia Alcântara/Midiamax

Boneco não está mais no comitê

Reportagem do Jornal Midiamax foi até o comitê do candidato no final desta sexta-feira (16). O ornamento não estava inflado no local.

João Henrique Catan afirmou ao Midiamax que irá recorrer sobre a decisão. “O STF soltou o Lula, agora querem prender o Bolsonaro em forma de boneco? É um absurdo, este boneco viajou o brasil inteiro em manifestações de apoio ao Presidente”, disse.

Segundo Catan, “não existe violação a nenhuma norma do direito eleitoral, estão tentando fazer uma analogia em prejuízo da visibilidade e apoio ao Presidente que é o beneficiário da propaganda”. O candidato pontuou ainda que “o boneco não tem número da nossa campanha, da do Presidente, não é placa e nem outdoor e existe jurisprudência favorável a casos semelhantes. Vou lutar com argumentos até onde eu puder para fazer a campanha ao meu presidente”, finalizou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
gatinha

Viu a Gorda? Tutora procura por gata que desapareceu na Jardim Itatiaia

UEMS abre inscrições para refugiados e migrantes em cursos de graduação

lula

Tarcísio não seria nada sem Bolsonaro e fará o que o ex-presidente quiser, diz Lula

Moradores de bairro em Ponta Porã são alertados para risco de enxame de abelhas

Notícias mais lidas agora

PCC tinha 7 distribuidoras em MS com administrador irmão de chefe da organização

Chineses alegam que Maracaju ‘sumiu’ com R$ 1,4 milhão de imposto de projeto bilionário

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

Ocultismo? Mãos de Felca em capa de revista revelariam mensagem secreta

Últimas Notícias

Famosos

Indireta? Ana Castela polemiza ao mandar recado sincerão: “Feia igual você”

Sincerona, Ana Castela compartilhou uma mensagem para lá de debochada nas redes sociais; veja

Cotidiano

Pequenas empresas puxam pessimismo e comércio da Capital volta à zona negativa em agosto

Índice de Confiança dos comerciantes de Campo Grande ficou em 98,1 pontos neste mês, após uma ligeira alta em julho, segundo a CNC

Polícia

Polícia faz buscas de pistoleiros em operação que investiga assassinato na fronteira com MS

Crime aconteceu em julho em uma loja de móveis de Pedro Juan Caballero

Polícia

Açougue que pendurava carnes em ‘varal com latas de tintas’ é interditado e dona presa em Campo Grande

Foram apreendidas cerca de 400 quilos de carne no local