Vídeos e textos que circulam na interet sobre suposta fraude nas urnas eletrônicas que traria prejuízo para o candidato a presidência Jair Bolsonaro são falsos. Nas mensagens, os autores se utilizam de uma nova tecnologia implementada nas urnas para viralizar a notícia fake.

“Essas eleições serão um teste de atenção para todos nós. O TSE modificou de propósito a apresentação das urnas para nós que vamos votar no Bolsonaro errarmos”, começa a mensagem fake.

“Primeiro digitamos os números de cada candidato, mas só vamos confirmar na tecla verde depois que a tela parar de piscar. Se apertarmos na tecla verde antes da tela parar de piscar, o voto será anulado e Bolsonaro pode perder”, complementa a internauta.

Um vídeo com as mesmas informações também circula em grupos de aplicativos de mensagens. Nos dois casos, a informação é falsa. A partir destas eleições, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) implementou uma nova função nas urnas, o botão de confirmar será liberado apenas um segundo após o preenchimento dos números do candidato.

A frase “confira seu voto”, que seria a mensagem piscando, foi introduzido para estimular a conferência do voto e impedir que o eleitor confirme sem querer e acabe errando o candidato. O mesmo valerá para votos em branco ou para corrigir algum número.

De acordo com o TSE, “o vídeo, portanto, distorce informações sobre uma medida criada pela Justiça Eleitoral para estimular que o eleitor faça a conferência do próprio voto”.