O ex-deputado federal e estadual de Mato Grosso do Sul, João Grandão, está entre os nomes da equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Assim, o ex-parlamentar integrará a frente de Desenvolvimento Agrário.

João Batista dos Santos foi nomeado pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) nesta quarta-feira (16). Uma publicação no DOU (Diário Oficial da União) oficializará a nomeação.

Advogado, professor e bancário, João é natural de Rinópolis (SP), mas foi em MS que se consagrou vereador, deputado estadual e deputado federal pelo PT. Na Câmara dos Deputados, cumpriu dois mandatos, de 1999 a 2003.

Parlamentar na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), João representou a Casa de Leis na I Feira Nacional da Reforma Agrária, realizada em 2015. Nas eleições de 2018, ele tentou reeleição.

No entanto, teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral junto com outros 11 candidatos. Assim, seguiu fazendo campanha com liberação da Justiça, enquanto recorria em instâncias superiores.

Por fim, junto com o ex-deputado estão: Célia Hissae Watanabe; Elisângela Araújo; Givanilson Porfirio da Silva; João Grandão; José Josivaldo Oliveira; Luiz Henrique Gomes de Moura (Zarref); Maria Josana de Lima Oliveira; Miguel Rossetto; Pedro Uczai; Robervone Nascimento e Vanderley Ziger.

João é o terceiro nome de MS confirmado na equipe de transição do Lula. Além dele, Simone Tebet (MDB) faz parte do time do presidente eleito.

A senadora por MS integra a frente de Desenvolvimento Social. Ativista e ex-secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves é outro nome de MS confirmado para a equipe.