Sancionada nesta sexta-feira (6) pelo governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), lei criada pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT), que institui o Dia Estadual de Combate a Fake News (notícias falsas).

Conforme a sanção, o dia será comemorado, anualmente, no dia 24 de março. Para alcançar o objetivo da lei, o Poder Público estimulará a realização de ações educativas com enfoque na conscientização sobre os efeitos legais aos quais a pessoa que cria ou dissemina notícias falsas (fake news) está sujeita.

A lei entra em vigor na data de publicação e é assinada pelo governador, Reinaldo Azambuja (PSDB).

Fake News

Fake News são notícias falsas divulgadas principalmente nas redes sociais. Os boatos têm informações irreais que apelam para o emocional do leitor/espectador.

Segundo publicado pelo Brasil Escola, esse tipo de texto, em sua maior parte, é feito e divulgado com o objetivo de legitimar um ponto de vista ou prejudicar uma pessoa ou grupo (geralmente figuras públicas).

As Fake News têm um grande poder viral, isto é, espalham-se rapidamente. As informações falsas apelam para o emocional do leitor/espectador, fazendo com que as pessoas consumam o material “noticioso” sem confirmar se é verdade seu conteúdo.

O poder de persuasão das Fake News é maior em populações com menor escolaridade e que dependem das redes sociais para obter informações. No entanto, as notícias falsas também podem alcançar pessoas com mais estudo, já que o conteúdo está comumente ligado ao viés político.